Início » Cultura, Dossier, Local, Outras » Amigas do Peito: pintura no Hospital de Santa Maria

Perseguindo o seu objectivo de angariar fundos para adquirir um mamógrafo móvel, a Associação Amigas do Peito tem até ao final do mês uma exposição de pintura no Hospital de Santa Maria.

Em pleno mês de Outubro, ou seja, mês da prevenção do cancro da mama, são muitas as iniciativas promovidas pela Associação, no sentido de sensibilizar para a sua causa e de promover a informação do público.

Logo no dia 2, o mês começou com a inauguração de uma exposição de pintura no piso 2 do Hospital de Santa Maria. A exposição inclui obras de José António Caldeira, membro da Associação de Pintores com a Boca e os Pés, Dário Antunes e outros quadros doados anteriormente. Entre outras obras fantásticas, as miniaturas com a temática de Lisboa prenderam bastante a atenção dos visitantes.

As vendas revertem parcial ou totalmente para a aquisição de um mamógrafo móvel cujo custo ascende a cerca de 200 mil euros, que permitirá a realização de rastreios e exames de forma itinerante. Recorde-se que a região de Lisboa e Vale do Tejo é uma das zonas com maior prevalência de cancro da mama e, apesar disso, em termos relativos, apresenta um baixo número rastreios realizados.

O artista José António Caldeira marcou presença no evento, que foi abrilhantado pela actuação musical de dois estudantes de medicina. Também estiveram presentes Margarida Lucas, directora clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Emília Vieira, presidente da Associação Amigas do Peito, e a madrinha da associação, a cantora Mila Ferreira.

Conforme podemos ler no seu site oficial, a Associação Amigas do Peito é “uma entidade de solidariedade social, de carácter humanitário, sem fins lucrativos [que] tem como missão proporcionar um espaço de partilha de experiências, suporte informativo e acompanhamento personalizado às mulheres com Cancro da Mama, utentes dos serviços da especialidade do Hospital de Santa Maria de Lisboa, agora Centro Hospitalar de Lisboa Norte”.

Ao longo do mês de Outubro, há rastreios diários e palestras semanais sobre o cancro da mama, numa agenda que pode ir consultando através da página de Facebook da Associação. Entre outros eventos, destacamos o jantar de angariação de fundos e uma passagem de modelos muito aguardada, apenas com mulheres vencedoras que lidaram de perto com a doença, no Dia da Prevenção do Cancro da Mama, 30 de Outubro.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!