CulturaDestaqueDossier

Projecto Almenara une Castelos de São Jorge e de Palmela

 

resized_castelo-sao-jorgeOs municípios de Lisboa e de Palmela uniram-se para evocar a História e vão promover um evento simultâneo nos dois locais, marcado para este sábado, dia 17 de Setembro.

De facto, a partir das 21h deste dia, o “Ritual Almenara”  é recriado em simultâneo nos Castelos de São Jorge e de Palmela, com recurso a “dois espectáculos independentes que se interligam na sua lógica conceptual, técnica e artística, com projecções comuns visíveis nos dois municípios, através do recurso à tecnologia”, segundo informa a Entidade Regional de Turismo de Região de Lisboa em comunicado.

Em causa está a recriação do episódio histórico em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, há 633 anos, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira – após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384) – acendeu uma Almenara (fogueira de grandes dimensões) no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa, de que a ajuda estava próxima.

633 anos depois do episódio histórico que ligou os dois locais, o Projecto Almenara “pretende valorizar os dois monumentos nacionais e diversificar a oferta turística da Região de Lisboa através da criação de experiências ligadas à memória histórica e à identidade cultural”.

A direcção artística do pólo de Palmela está a cargo de João Brites, do Teatro O Bando, e a de Lisboa é dirigida por Jorge Ribeiro, da Companhia da Esquina.

Ainda de acordo com a Entidade de Turismo, “O pastoreio e as ovelhas são os elementos centrais do espectáculo “Ritual Almenara Palmela”, que inclui balões brancos e ovelhas ficcionadas. Além de encenações teatrais e musicais, a cargo do maestro Jorge Salgueiro, serão lançadas “ovelhas voadoras”, representando as antigas “Almenaras” (fogueiras). Já o “Ritual Almenara Lisboa” celebra a lusitanidade e os padrões das subculturas de Lisboa através de um espectáculo com performances teatrais e musicais, a cargo de uma orquestra de cerca de 12 elementos”.

Este projecto prevê ainda a realização de um conjunto de actividades em torno dos dois monumentos nacionais que visa a criação de novos produtos turísticos, nomeadamente uma visita encenada, com a duração de um dia, que estabelece uma ligação histórica entre os dois castelos, um jogo de tabuleiro em tamanho real, uma instalação de figuras lúdicas para fotografias, uma sinalética associada ao projecto e workshops e fam trips com operadores turísticos.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close