DestaqueDossier

60 anos, 60 inciativas para homenagear Marvila

No auditório da sede da Junta de Freguesia de Marvila, perto de uma centena de representantes de colectividades e associações assistiram à apresentação do programa que vai comemorar os 60 anos da freguesia.

“60 anos, 60 iniciativas” é o mote para um programa ambicioso que quer celebrar o desenvolvimento social das últimas décadas numa das freguesias mais populosas da cidade (a segunda).

Entre os dias 7 de Fevereiro deste ano e 6 de Fevereiro do próximo, há iniciativas para todos os gostos, do desporto à sustentabilidade ambiental, da fotografia à música, dos monumentos aos videojogos, com muitos motivos para conviver, seja no Dia de África ou no Magusto previsto para o “mês das castanhas”.

Coube ao presidente da Junta de Freguesia, José António Videira, dar as boas-vindas a todos os presentes, passando de seguida a palavra ao presidente da Comissão das Comemorações, António Augusto Pereira, que conta com o apoio de uma equipa que abrange as várias forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia, composta pelos vogais da Junta Joaquim Brito e Susana Guimarães, e ainda pelos eleitos António Alves, Isabel Ventura, José Moreira, Luís Castro e Manuel Saraiva (ordem alfabética).

O programa ainda não está fechado e continua a receber as sugestões dos clubes e colectividades marvilenses, além de ser necessário conciliar algumas datas para garantir a maior afluência de público. Certo é que não vão faltar eventos, a esmagadora maioria de entrada gratuita, a que vale a pena estar atento!

Está também previsto o lançamento de um website especificamente criado para as comemorações dos 60 anos.

Tudo começa com a sessão solene marcada para o dia 7 de Fevereiro, na sede da Junta de Freguesia.

Paralelamente, há ainda um outro programa comemorativo a ter em conta: o 45.º aniversário da Revolução. Entre 16 de Março e 30 de Abril, um conjunto de iniciativas vai assinalar esta data redonda (a comissão organizadora também está a receber sugestões para este programa). Para já, o que sabemos é que Celeste Caeiro, a mulher que em 1974 distribuiu cravos pelos militares no dia 25 de Abril, estará presente nas escolas de Marvila para falar às crianças sobre a sua história.

Ver mais

Artigos relacionados

Close