DestaqueNacional

482 vagas médicas para o SNS

Foi anunciado este sábado, dia 21 de Dezembro, pelo Governo a abertura de um concurso para contratar 482 médicos para o SNS.

O concurso destina-se a médicos que tenham terminado a especialidade na segunda fase deste ano e é, segundo o Ministério da Saúde, um número recorde de vagas para um concurso de 2.ª época e que garante a colocação de todos os recém-especialistas.

As 482 vagas reportam-se a hospitais e centros de saúde e distribuem-se do seguinte modo: 120 para médicos de família, 16 na área da saúde pública e 346 na área hospitalar.

Ainda segundo o Governo, o concurso vai reforçar os serviços hospitalares em 346 postos de trabalho, nomeadamente em especialidades como a Medicina Interna (40 vagas), anestesiologia (33 vagas), pediatria (28 vagas), ginecologia-obstetrícia (21), oftalmologia (16), ortopedia (14), entre outras.

Quanto aos médicos de família, das 120 vagas, 70 são na região de Lisboa e Vale do Tejo, a região do território nacional onde faltam mais médicos: 487 dos 655 mil utentes sem médico de família estão nesta região.

Saliente-se, no entanto, que o facto de ser aberto um concurso com este número de vagas não significa que haja de facto 482 novos médicos a ingressar no Serviço Nacional de Saúde. Os recém-especialistas podem preferir trabalhar no sector privado ou trabalhar noutros países, deixando as vagas por preencher, tal como tem acontecido nos últimos concursos abertos pelo Governo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close