Destaque

Cidadania digital: participação activa à distância de um clique

resized_Centro de Cidadania Digital (38)Foi inaugurado esta quarta-feira o novo Centro de Cidadania Digital, na Freguesia de Marvila, um equipamento que promete aproximar os cidadãos da administração pública.

O Centro de Cidadania Digital surge por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Junta de Freguesia de Marvila e um conjunto alargado de entidades, encabeçado pela organização não-governamental CDI Portugal.

O equipamento pretende funcionar com um espaço aberto a todos os cidadãos e convidá-los a conhecer e dominar as ferramentas digitais de participação cívica, nomeadamente as aplicações ao seu dispor, como “Na Minha Rua”, “O Meu Bairro”, “Lisboa Participa”, “Lisboa Interativa”, e ainda outras. Na primeira sessão, que decorreu no próprio dia da inauguração, um grupo de pessoas de todas as idades deu os primeiros passos para entrar com os dois pés no mundo da cidadania digital.

Coisas práticas do dia-a-dia, como buracos na estrada, bancos danificados ou árvores com ramos partidos podem ser facilmente comunicados às entidades competentes, desde que o munícipe saiba como fazê-lo. Bem como outras formas de participação cívica, como o voto no Orçamento Participativo, ou a interacção com os serviços administrativos…


resized_Centro de Cidadania Digital (26)Ferramentas digitais disponíveis para todos

O presidente da Câmara de Lisboa saudou esses primeiros fregueses, pioneiros na aprendizagem, pela coragem de aprender o que desconhecem, e agradeceu o apoio de todos os envolvidos no projecto. Fernando Medina falou de “uma revolução tecnológica que cria novas realidades que não conhecíamos e que muda os sectores tradicionais, a economia, a forma como trabalhamos, como nos relacionamos uns com os outros e com a administração pública, que traz possibilidades infindas de desenvolvimento e melhoria”. Ressalvou depois que existe uma fractura entre os que têm os recursos que lhes permitem participar e os que não dominam essas ferramentas; o novo Centro de Cidadania Digital visa derrubar essa fractura e “permitir o acesso do maior número de cidadãos possível às ferramentas digitais que lhes permitem participar de forma activa na sociedade”.

Jorge Máximo, vereador com o pelouro dos Sistemas de Informação, falou de “um dia muito especial”, destacando as “novas ferramentas ao dispor de todos os cidadãos para participar de forma activa na resolução dos problemas do seu bairro”.

resized_Centro de Cidadania Digital (29)O vereador revelou a ambição de uma participação alargada: “Queremos mudar o paradigma de desconhecimento das ferramentas digitais… Porque não ter a Paróquia a fazer aqui o seu jornal digital? Porque não desenvolver aqui o mapa das colectividades da Freguesia? Porque não colocar aqui a agenda das actividades das associações? Nem todos temos os mesmos conhecimentos ou capacidade de mobilização, mas devemos estimular as pessoas a interagir cada vez mais com o Município”. Elogiou depois os parceiros de referência envolvidos no projecto, bem como a Junta de Freguesia de Marvila, pela abertura manifestada para a criação do equipamento.

Por seu turno, Belarmino Silva, presidente da Junta de Freguesia de Marvila, agradeceu a confiança depositada pelo Município na sua autarquia e manifestou-se entusiasmado com a responsabilidade de liderar este projecto.

O Centro de Cidadania Digital situa-se nas instalações da Junta de Freguesia de Marvila na Avenida Paulo VI, n.º8, junto à Igreja de São Maximiliano Kolbe.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close