Sociedade

Meninos e meninas: silêncio que se vai cantar o fado

Através de uma parceria entre o Rotary Clube dos Olivais e a Xerox, quatro dezenas de crianças tiveram direito a um concerto especial da fadista Katia Guerreiro.

As crianças das duas turmas, uma do terceiro e outra do quarto ano de escolaridade da Escola Infante D. Henrique, estavam já instaladas no auditório da Xerox quando chegámos, muito a tempo de ouvir a ronda de anedotas que serviu para “aquecer” a plateia antes da chegada da artista convidada.

Quando entrou, Katia Guerreiro trazia consigo perguntas desafiadoras: o que é o fado? Dizem que o fado é triste… mas é só triste? Para provar que não, que também pode ser bem-disposto e fazer rir, saíram logo de rajada “Mentiras” e “O namorico da Rita”. Mas para baralhar mais um pouco, seguiu-se “Tristeza velha”. Afinal de contas, em que ficamos?

“A coisa mais importante que o fado faz é cantar a verdade dos sentimentos”, explicou a fadista. “Tem conquistado muita gente que mesmo não conhecendo o português é capaz de se apaixonar por esta música, quando é cantada com o coração”, completou. E porque ainda havia tempo, lá vieram mais alguns fados, aos quais os alunos tomaram redobrada atenção para depois poderem explicar a letra.

Foi a 15.ª edição da iniciativa “Concerto para a Infância Domingos do Rosário” e o nome explica-se por uma homenagem a um companheiro já falecido, figura acarinhada por todos que dinamizou esta parceria durante longos anos. De resto, o seu nome foi, mais uma vez, recordado no evento pelo também rotário Alexandre Vieira e pelo presidente João Cotralha, na altura de oferecer um ramo de flores à fadista e à representante da Xerox, Isabel Rijo, e ainda lembranças ao guitarrista Pedro de Castro e ao viola de fado André Ramos.

Para terminar, já que isto de bater palmas vai desgastando, a casa ofereceu um lanche às crianças, que foi “atacado” com grande apetite.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close