Destaque

Aquário Vasco da Gama vai libertar 2000 peixes

O Aquário Vasco da Gama vai libertar cerca de 2000 peixes de água doce, reproduzidos e criados no equipamento.

O destino destes animais que ainda só conhecem o cativeiro serão os concelhos de Grândola, Monchique e Mafra, e a libertação acontece em três momentos distintos: 21 e 28 de Março e 4 de Abril.

Assim, 300 bogas portuguesas vão passar a chamar casa à Ribeira de Grândola, 1400 bogas do Sudoeste vão ser libertadas na Ribeira de Odelouca, concelho de Monchique, e 300 ruivacos do Oeste vão poder nadar nas águas do Rio Safarujo, concelho de Mafra. Todos os exemplares vão habitar nos mesmos rios onde foram pescados os seus ascendentes.

A iniciativa pertence ao Aquário Vasco da Gama, em parceria com o MARE-ISPA, a Quercus e a Faculdade de Medicina Veterinária, no âmbito do projecto “Conservação ex situ de organismos fluviais”. O projecto tem como objetivo reproduzir e manter espécies ameaçadas de água doce da fauna e flora portuguesas, para posterior libertação.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa explica que “Esta é uma forma de proteger as espécies consideradas criticamente em perigo, devido à redução das populações no meio natural, provocada por vários factores: descargas de poluentes, ocorrência cada vez mais frequente de Verões prolongados e secos, destruição da vegetação das margens e proliferação de espécies invasoras vegetais e animais”.

A medida conta com a devida autorização do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close