Destaque

Um único passe para a Área Metropolitana de Lisboa

Entra em vigor no dia 1 de Abril e está disponível para compra a partir de dia 26 de Março: há um novo passe social válido para toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Os 18 concelhos da AML vêem surgir no dia 1 de Abril os novos passes Navegante e Navegante Metropolitano: o primeiro custa 30 euros e é válido para viagens nos transportes públicos dentro de cada município; o segundo custa 40 euros e é válido para viagens intermunicipais.

Estes valores vão representar uma poupança para as famílias que em alguns casos extremos poderá ser na ordem dos 100 euros, num sistema de transporte que prevê cerca de quatro mil combinações possíveis, envolvendo todos os operadores na AML.

A cerimónia em que se assinou o acordo decorreu na Gare do Oriente, no dia 18 de Março, e contou com a presença do primeiro-ministro António Costa, do ministro do Ambiente, Matos Fernandes e dos presidentes de câmara dos 18 municípios da AML (sendo que Fernando Medina, edil de Lisboa, é também o presidente da AML).

Entre as medidas que entram em vigor, além destes novos passes, há uma alteração que deve ser tida em conta pelos utilizadores: os passes passam a ter uma validade mensal (até ao último dia do mês) e não por 30 dias. O carregamento dos novos passes faz-se nos balcões e máquinas dos operadores ou em caixas multibanco.

De resto, as crianças até aos 12 anos não pagam (também uma novidade para todos os concelhos menos o de Lisboa) e mantêm-se as categorias 4-18, estudantes e sub-23, além dos passes que tenham um custo inferior aos 40 euros e que deverão ser revistos caso a caso.

Por outro lado, uma das alterações previstas foi adiada até ao mês de Julho. O passe único familiar, que vai agregar os passes de todos os membros de um agregado familiar, custando no máximo 60 euros dentro de um município e 80 euros para viagens na AML, não entrará já em vigor.

A AML é composta pelos concelhos de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close