Destaque

42 novas carruagens para o Metro

O Metropolitano de Lisboa vai contar com 42 novas carruagens e um novo sistema de sinalização ferroviária, em vez do actual que se encontra obsoleto.

O contrato assinado com a Stadler Rail Valencia S.A.U./ Siemens Mobility prevê um investimento de 114,5 milhões de euros e terá as primeiras carruagens entregues no segundo semestre de 2022. A encomenda fica completa já no final de 2023.

No seu todo, serão 42 novas carruagens, ou 14 unidades triplas, a circular na rede e também um novo sistema de sinalização ferroviária que substituirá o actual, que se encontra obsoleto e conta já 50 anos de idade, segundo a transportadora.

Para o Metropolitano de Lisboa, o investimento “vai melhorar a oferta de comboios e serviços do ML, permitindo mais conforto e acessibilidade para os clientes, bem como um sistema de comunicação com os clientes que vai permitir informação variável e flexível e sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos”.

Segundo a empresa, as novas carruagens a circular serão dotadas de ““janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre que possibilitarão que as entradas e saídas se efectuem de forma expedita”. Aquilo a que o Metro de Lisboa chama o “salão de passageiros” vai maximizar o espaço disponível, alterando a distribuição de lugares sentados para uma disposição longitudinal.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close