EducaçãoLocal

Alunos internacionais na Escola de Hotelaria e Turismo

resized_erasmus ephtl2A EPHTL – Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa recebeu várias escolas provenientes de diversos países da União Europeia, numa iniciativa Erasmus +.

Os estudantes que visitaram a EPHTL ao abrigo do programa Erasmus +, Acção Chave 2, “Following the footprints of the Emperors” (ou “seguindo as pegadas dos imperadores”) vieram da Turquia, Itália, Espanha, Bulgária, Croácia, Alemanha, Macedónia e Roménia.

De acordo com a própria EPHTL, “Este projecto considera que cada país participante é parte de uma única bandeira no passado, e unindo cada uma dessas partes encontramos o Império Romano. Os diferentes imperadores romanos deixaram várias “pegadas” (footprints) que são ainda hoje sinais da sua cultura, literatura, vida social, desporto, arquitetura, religião, língua e vestuário”.

Assim, contando com o pano de fundo do Império Romano, os estudantes e professores dos vários países vão construindo conhecimento com base nos “4c’s”: o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade, em actividades que se prolongam por três anos.

As “pegadas portuguesas” da herança cultural romana comum incluíram “alguns dos mais relevantes vestígios, não só dessa Felicitas Julia Olisipo que se esconde debaixo desta Lisboa, como da Lusitânia que antecede a Portugal”.

As actividades multiplicaram-se em apresentações e debates, um workshop de dança, um circuito pela cidade antiga e uma visita ao Museu do Teatro Romano e ao Lisbon History Center, outra visita ao Museu Nacional de Arqueologia, incluindo a exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”… Pelo caminho, a comitiva não deixou de visitar importantes monumentos como o Castelo de São Jorge, o Mosteiro dos Jerónimos ou a Torre de Belém. Nem faltaram vestígios românicos mais distantes, como a cidade romana de Conímbriga, onde, mais uma vez, “os alunos de turismo tiveram a oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos e aprendizagens ao realizarem uma vista guiada ao grupo”.

resized_erasmus ephtlA cerimónia de encerramento incluiu um almoço no restaurante pedagógico da EPHTL, confeccionado e servido pelos alunos do curso técnico de restauração, que contou com a presença de representantes da Agência Nacional Erasmus + e da Junta de Freguesia da Penha de França, na pessoa da vogal Capitolina Marques.

Segue-se a etapa na Bulgária, onde marcarão presença dois professores e três alunos da EPHTL, que já estão a desenvolver os trabalhos que irão apresentar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close