DestaqueLocal

Habitação municipal em foco

resized_gebalis 20 anosA Câmara Municipal de Lisboa está a promover obras de requalificação na habitação municipal por toda a cidade.

O Programa de Intervenção e Requalificação da Habitação Municipal de Lisboa, denominado “Aqui Há Mais Bairro”, já arrancou com os trabalhos na Ameixoeira, Freguesia de Santa Clara, sendo que noutros seis bairros as empreitadas já estão em concurso: Alfredo Bensaúde, Alta de Lisboa, Armador, Graça/Sapadores, Murtas e Quinta dos Barros.

São no total cerca de 13 mil habitações as que vão ser objecto de intervenção, onde residem à volta de 43 mil pessoas. O programa que vai requalificar 21 núcleos residenciais representa um investimento de 25 milhões de euros e deverá estar concluído até 2017.

É a Gebalis que tem a seu cargo a gestão dos bairros, uma empresa municipal que comemora em 2016 vinte anos e que enfrenta desafios significativos com a perda de rendimentos das famílias e consequente quebra nas rendas.

A vereadora com os pelouros da Habitação e do Desenvolvimento Local, Paula Marques, reconhece que “persistem muitas fragilidades nos bairros municipais”, apesar de toda a “responsabilidade e empenho” dos 20 anos de vida da Gebalis. Por isso mesmo, tem que existir um “incremento” nos próximos anos. A vereadora identifica as maiores dificuldades: “as precárias condições de vida das famílias, o desemprego e as tensões e conflitos de vizinhança”.

Mas nem tudo é negro: Paula Marques nota que apesar destes problemas existe nos bairros municipais uma “forte identidade e sentimento de pertença da população”, “dinamização associativa” e “solidariedade entre vizinhos”.

Já Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, destacou a importância da Gebalis na “resolução do problema do direito e do acesso à habitação”. Medina não deixou de referir que a comemoração dos 20 anos da empresa devem servir para “perspectivar o futuro, que tem que ser pensado de acordo com as necessidades da cidade e de quem a habita”, designadamente em termos de “integração e coesão”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close