Destaque

Mostra e venda de produtos produzidos na prisão

É inaugurada esta terça-feira, 17 de Dezembro, a exposição “Artes e Ofícios no Trabalho Prisional e Correccional” e a mostra e venda de produtos produzidos nos estabelecimentos prisionais.

A iniciativa cabe à Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que assim vai expor os produtos produzidos pelos reclusos, seja os que se encontram disponíveis para venda, seja os que estarão apenas em exposição.

A DGRSP esclarece em comunicado que a exposição “Artes e Ofícios no Trabalho Prisional e Correcional” estará aberta ao público entre os dias 17 e 30 de Dezembro (10h-17.30h). Trata-se de uma iniciativa que se propõe “mostrar as várias actividades e os diversos espaços oficinais existentes, ao longo dos tempos, nos centros educativos e nos estabelecimentos prisionais: oficinas de sapataria, alfaiataria, marcenaria, tipografia, serralharia, cerâmica, bordados, desenho artístico e actividades agropecuárias. Recorrendo a fotografias, instrumentos, utensílios e peças elaboradas no âmbito do trabalho técnico-profissional, procura-se convocar ao presente memórias de vivências e de espaços, testemunhos em alguns casos centenários, que ajudam ao entendimento da história e da identidade desta instituição”.

Por seu turno, a mostra e venda de produtos produzidos nos estabelecimentos prisionais estará disponível entre os dias 17 e 23 de Dezembro (10h-17.30h). A nota explica que “Os estabelecimentos prisionais promovem e desenvolvem actividades económicas, rentabilizando, em simultâneo, o património e os equipamentos existentes e criando actividades laborais que se constituem como opções e oportunidades de trabalho remunerado para os reclusos. O trabalho e as demais actividades ocupacionais têm um papel essencial na formação e reinserção social dos reclusos(as) constituindo-se como factores de empregabilidade e de prevenção da reincidência criminal. A Mostra e Venda de Natal DGRSP/2019 tenta reflectir o que de melhor se faz no âmbito das principais actividades económicas existentes nos estabelecimentos prisionais.

A dupla inauguração acontece pelas 15h30, na Sala Ogival do Castelo de São Jorge, sendo presidida pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close