Sociedade

Pode Beijar a Noiva

Noivos Sto António 15-4-2013 (14)Já são conhecidos os casais que irão subir ao altar, no dia 12 de Junho, para trocar alianças e fazer juras de amor eterno.

O EXPRESSO do Oriente dá-lhe a conhecer os casais de Marvila, Olivais, Beato, São João e Penha de França, que irão dar o nó nos Casamentos de Santo António de 2013.

Casais se Santo António

Noivos Sto António 15-4-2013 Ana Amaral, Sérgio Nunes (1)Ana Amaral e Sérgio Nunes (Marvila)

O casal conheceu-se há 15 anos atrás e, desde então, manteve-se inseparável. “Conhecemo-nos através de um amigo comum e desde então estamos juntos”, começa por contar o noivo. Para Sérgio, tudo em Ana é especial, daí que não tenha hesitado em dar o primeiro passo para pedir em namoro a jovem, que se assume “bem mais envergonhada”.

Dar o nó nos Casamentos de Santo António era um objectivo de longa data do casal de Marvila que após alguns anos de vergonha, ganhou coragem e decidiu candidatar-se à iniciativa. A menos de dois meses de trocarem alianças, o casal espera que “este seja o dia mais feliz das suas vidas” e que daqui a “50 anos estejam cá para comemorar”. Sérgio, que durante toda a cerimónia não largou a sua noiva, tem a certeza que é isso que irá acontecer. “Tenho a certeza absoluta que vamos continuar juntos daqui a muitos anos”, diz, convicto.

Vera Pacheco e Ruben AfonsoNoivos Sto António 15-4-2013 Vera Pacheco, Ruben Afonso (15)

(Olivais e Marvila)

Foi há três anos, numas animadas férias de Verão entre amigos, no Algarve, que Vera e Rúben Afonso se conheceram. A atracção entre os dois jovens, dos Olivais e de Marvila, respectivamente, foi imediata e “após algumas trocas de olhares”, Rúben deu aquele que seria o primeiro passo para o início de uma vida em comum entre o casal. Tudo aconteceu “num colchão de água na piscina”, relembra Vera. O sonho de casarem já existia, mas tornarem-se noivos de Santo António acabou por ser uma surpresa… das boas. “A candidatura às noivas de Santo António foi ideia da minha irmã. Ela sabia que gostaríamos um dia de casar e acabou por nos fazer esta surpresa engraçada”, recordam.

O noivo confessa que acaba por ser um sonho de criança que é tornado realidade, “pois desde pequeno que acompanha este evento através do pequeno ecrã”.

Para a noiva, este é um dos sonhos “que julgamos que é impossível de acontecer, mas que se tornou realidade”.

Noivos Sto António 15-4-2013 Lucia Almeida, Igor DiasLúcia Almeida e Igor Dias 

(Beato)

Os jovens do Beato são um dos casais mais jovens da edição deste ano dos Casamentos de Santo António. O casal conheceu-se há cerca de cinco anos, nos jardins do Parque das Nações. Foi aí que começaram a falar e a conhecer-se melhor. Lúcia Almeida, que diz que o namorado é um atrevido, confessa que foi este quem tomou a iniciativa de começarem a namorar e de manter uma relação que dura até aos dias de hoje.

Alguns amigos de Igor já são experientes nos casamentos mais famosos de Lisboa, e foi por influência dos mesmos que se decidiram inscrever. Prestes a alterarem o seu  estado civil, os jovens, de 21 e 22 anos, têm apenas um desejo: “Felicidade acima de tudo!”.

 

Maria Nunes e David LeomaroNoivos Sto António 15-4-2013 Maria Nunes, David(11)

(Penha de França)

No caso de Maria e David, foram as novas tecnologias que juntaram o casal. O noivo, de 36 anos, foi quem deu o primeiro passo para que a relação virtual se tornasse real, e de há três anos para cá, o casal vive uma vida em comum feliz.

As fracas possibilidades a nível económico foi o motivo que os levou a candidatarem-se a serem um dos 16 casais que sobem ao altar no dia de Santo António. A sorte bateu-lhes à porta e foi com muita alegria que souberam que tinham sido um dos seleccionados. Para David, este será “o dia mais feliz “ da sua vida.

Noivos Sto António 15-4-2013 Bárbara Neves, António Silva (1)Bárbara Neves e António Silva

(São José e Olivais)

António Neves é um dos mais emocionados noivos desta edição dos Casamentos de Santo António. O jovem, dos Olivais, viu Bárbara, pela primeira vez, num curso na Cais, no Braço de Prata. O casal conheceu-se através de uma amiga em comum, e foi com recurso a uma velha técnica de engate que António conseguiu aproximar-se da jovem, de 21 anos. “Cheguei ao pé dela e perguntei se ela se chamava Débora. Eu já sabia que esse não era o seu nome, mas o meu objetivo era iniciar uma conversa com ela”, confessa.

O pedido de casamento surgiu também de forma original quando Bárbara lhe disse que gostaria de participar nas marchas populares deste ano. António disse-lhe que isso não iria acontecer, pois “este ano ela não iria atrás das marchas, mas sim à frente”, como uma das protagonistas. O “sim” de Bárbara aconteceu no dia de anos de António, que ao recordar o momento, tenta evitar as lágrimas que surgem nos seus olhos.

Quanto ao futuro, ambos têm a certeza que irá “ser um dia para nunca mais esquecer”.

Angélica Freitas e Luís SantosNoivos Sto António 15-4-2013 Angélica Freitas, Luís Santos (1)

(Marvila)

Os jovens são dos poucos casais em que é a mulher a tomar as rédeas da relação. O casal, natural de Marvila, conheceu-se no local de trabalho. Farta de indecisões, Angélica decidiu tomar uma medida. “Estávamos a almoçar no refeitório quando decidi pegar nele e espetei-lhe um beijo na boca. Nem sequer o pedi em namoro. Agi logo e assim ficou”, conta, sem rodeios.

Luís “não estava à espera”, mas como gostava dela ficou satisfeito e desde então, já lá vão 3 anos que vão andando “na onda do amor”.

“Esta é uma tradição que acompanho há muitos anos e que era um sonho. Mais uma vez tomei o passo e decidi inscrever-nos”, conta Angélica, que acredita que este será “o início de uma vida a dois, muito feliz”.

Noivos Sto António 15-4-2013 Tânia Faustino, Luís jesus (1)Tânia Faustino e Luís Jesus

(Olivais)

Foi através de um relacionamento à distância que Tânia e Luís se conheceram. Uma amiga da noiva foi responsável por apresentar o casal, que, mais tarde, se quis conhecer pessoalmente. “Na altura ele estava fora do país, e quando regressou decidimos ir almoçar. Tudo começou a partir desse momento”.

Foi graças à mãe, que lhe falava muito dos Casamentos de Santo António, que Tânia acabou por criar o sonho de um dia vir a ser noiva neste evento. A ideia de candidatar-se foi dela mas Luís não teve assim tantas certezas. “Ele ficou com um pé um bocadinho atrás, mas como já tínhamos um filho em comum, ele acabou por aceitar”, revela a noiva.

Certo de que subir ao altar com a mãe do seu filho foi a melhor opção, Luís acredita que este “será o momento mais importante da sua vida, após o nascimento do filho”.

Vanessa Mendes e Fernando FarinhaNoivos Sto António 15-4-2013 Vanessa Mendes, Afonso Farinha

(São João)

Vanessa e Fernando conheceram-se, segundo a noiva, “da forma mais comum nos dias de hoje”: através da internet. Depois de várias conversas online, o casal decidiu conhecer-se pessoalmente. Tudo aconteceu há cinco anos, durante umas férias de Verão, no Parque das Nações. “Este sítio tornou-se num local muito importante para nós”, diz a noiva.

Para Fernando o casamento é “uma boa opção de vida”, tendo em conta que os jovens já têm um filho de 7 meses. Confessa, no entanto, que vai ser um dia de “muito nervosismo e emoção”.

Será, certamente, também, um dia muito feliz para todos, e Vanessa recorda “que este é um dia para ser celebrado em grupo”.

Casais de Ouro - casamentos de sto antonioBodas de Ouro

Na cerimónia de apresentação dos 16 casais, estiveram presentes seis Casais de Ouro dos Casamentos de Santo António. Os casais, que trocaram alianças em 1963, e que mantém ainda viva a chama da sua paixão, irão estar presentes na edição deste ano do matrimónio mais famoso da capital.

Ver mais

Artigos relacionados

2 Comments

  1. FELICIDADES para todos os casais que vão realizar este sonho que de certeza vão ter
    a benção de Sto.ANTONIO.e vão viver com muita paz e AMOR.Para os veteranos que fazem as bodas de ouro,que vivam por muitos anos com saúde e que possam chegar aos 75.

    Já passei por essa fase,porque fiz parte dos casamentos de 1958 e tenho sido muito feliz.«Já lá vão 55» FELICIDADES para todos

  2. muito obrigado, fico muito contente em saber que existem casais com mais de 50 anos casado eu vou casar dia 12
    muito obrigado do fundo do coraçao

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close