CulturaDossierLocal

Medalha de mérito cultural para o Coro Gulbenkian

resized_gulbenkian medalha méritoO Coro Gulbenkian foi distinguido este sábado, dia 25 de Junho, com a Medalha Municipal de Mérito Cultural.

O reconhecimento teve lugar em pleno Festival de Coros de Lisboa, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em que o coro da Fundação Calouste Gulbenkian também participou. Segundo recorda a CML, “Tendo-se estreado em Maio de 1964 na Igreja de São Vicente de Fora, o Coro Gulbenkian é particularmente reconhecido no campo da música do século XX, com interpretações, frequentemente em estreia absoluta, de inúmeras obras de compositores portugueses e estrangeiros. Com participação regular em festivais e estruturas internacionais, e com colaborações como por exemplo no Royal Festival Hall, com a Philarmonia de Londres, dirigida por Esa-Pekka Salonen (em 2011), o Coro Gulbenkian tem ainda discografia alargada de que se destaca a primeira integral dos Madrigais Camonianos do compositor de Luís de Freitas Branco (em 2005)”.

A medalha de mérito cultural foi entregue pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto. A atribuição visa assinalar os 50 anos desta entidade coral, como reconhecimento do trabalho de excelência que tem vindo a fazer ao longo de meio século na promoção da música. A vereadora lembrou os 50 anos da instituição e destacou a associação do coro Gulbenkian com várias orquestras internacionais, agradecendo o facto de ser embaixador de Lisboa e de Portugal.

Teresa Gouveia, da administração da Fundação Calouste Gulbenkian, registou um agradecimento a todos os coralistas que ao longo de 50 anos ofereceram a sua voz, “uma linguagem essencialmente humana que nos transforma a todos”.

Seguiu-se um concerto dedicado à poesia ibérica.  

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close