LocalOutras

Regimento de Sapadores Bombeiros comemora 621 anos

resized_RSB dia da unidadeA Praça do Império, em Belém, recebeu o Dia da Unidade do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que se assinala a 19 de Maio.

A iniciativa marcou as comemorações dos 621 anos do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) e foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que esteve acompanhado por Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, Carlos Manuel Castro, com a tutela municipal dos Bombeiros e Protecção Civil e João Marta Soares, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses.

Depois de efectuada a revista das Forças em Parada, a cerimónia incluiu a integração do Estandarte Nacional, uma homenagem aos mortos, entrega de medalhas e desfile das Forças em Parada e de veículos motorizados afectos ao Regimento.

Fernando Medina classificou o RSB como “um pilar para a cidade de Lisboa” ao longo dos seus 621 anos de existência, “composto por homens e mulheres desconhecidos por muitos, mas fundamentais para todos nós”. Tocando no tema da modernização do Regimento, mencionou o esforço desenvolvido pelo Município para “dotar o RSB dos recursos e dos instrumentos necessários à sua manutenção, como unidade de excelência e de referência no país e no estrangeiro”, apontando depois exemplos como a aquisição de equipamentos de protecção individual e de novas viaturas, o reforço da corporação com 48 novos elementos e a requalificação e construção de novos quartéis.

Segundo a Câmara de Lisboa, que se refere a números de 2015, “o RSB foi chamado para cerca de 20 mil ocorrências, tendo conseguido reduzir 40 segundos, em média, ao tempo que decorre entre o alerta e a chegada ao local, de acordo com os dados divulgados pelo comandante, na cerimónia. A cada hora, o RSB acudiu a dois pedidos de socorro, desenvolveu 2600 actividades no âmbito da protecção e segurança contra incêndios e edifícios e 150 acções de prevenção e intervenção de carácter social e apoio ao cidadão”.

Recorde-se que foi recentemente iniciada a construção do 11.º quartel do RSB na Alta de Lisboa e que já tiveram início as obras de requalificação do Quartel de Monsanto. Segundo o Município, “está em preparação o processo de obra para ser iniciado, ainda este ano, a requalificação do Quartel de Alvalade, de Santo Amaro e da Encarnação, bem como a ampliação do Quartel de Benfica”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close