LocalNacional

Aquário Vasco da Gama liberta 300 ruivacos-do-oeste

resized_ruivaco do oesteEsta terça-feira, dia 3 de Maio, o Aquário Vasco da Gama procede à libertação no meio natural de 300 peixes reproduzidos em cativeiro.

A iniciativa insere-se no âmbito do projecto de reprodução de peixes em cativeiro, desenvolvido pelo Aquário Vasco da Gama em parceria com o Centro de Biociências do ISPA e a Quercus.

A libertação de um grupo de 300 ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale) no rio Safarujo, no concelho de Mafra segue uma lógica de reposição da população de uma espécie que está em perigo crítico. Como afirma a organização: “A reprodução em cativeiro é uma forma de proteger as espécies consideradas criticamente em perigo pela redução das populações no meio natural. O projecto «Conservação ex situ de organismos fluviais», que junta as entidades acima mencionadas, tem por objectivo reproduzir e manter espécies ameaçadas de água doce da fauna e flora portuguesas, para posterior libertação”.

O ruivaco-do-oeste existe apenas em Portugal, onde habita em ribeiras da região do Oeste e ainda nas bacias hidrográficas do Tejo e do Sado e em pequenas bacias hidrográficas entre o Sado e o Mira.

Prevê-se ainda a libertação de um grupo de bogas portuguesas da população da bacia do Sado, na ribeira de Grândola, em Canal Caveira, no dia 10 de Maio.
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close