LocalOutras

Tempo de chuva expõe problemas no Metro dos Olivais

resized_Metro Olivais - acesso vedado (4)Inundações, escadas rolantes paradas, elevador inactivo e falta de segurança são as queixas dos utentes.

O problema assume particular relevância, como é evidente, para pessoas de mobilidade reduzida. Os dias de chuva intensa que se têm feito sentir vieram confirmar uma situação que já se arrasta há algum tempo.

As escadas rolantes que têm a utilização interdita tornam mais lento o escoamento das pessoas, particularmente nas horas de ponta, além do incómodo de ter de fazer o percurso a pé. Já o problema das inundações afecta directamente a segurança dos utilizadores. É frequente ver-se baldes a conter a água que escorre do tecto das galerias.

Nas palavras de um utente que contactou o Jornal EXPRESSO do Oriente, “A estação do Metro dos Olivais mete água por todo o lado”. O utente fala da na necessidade de uma intervenção urgente: “Este ano andamos escada acima, escada a baixo a pé ou esperamos pelo elevador que leva poucas pessoas e é lento como um caracol”.

Como resposta a estas reclamações, o Metropolitano de Lisboa refere que “A estação Olivais está construída em zona de elevado nível freático, o que tem gerado algumas infiltrações que, devido à origem calcária da água, provocam entupimento do sistema de drenagem de águas residuais e originam acumulação das mesmas nas fossas das escadas mecânicas e do elevador”.

A colocação dos equipamentos fora de serviço visa permitir as “operações de drenagem e de reparação”, para segurança dos utilizadores. “Logo que estas estejam concluídas as escadas ficarão de novo operacionais”, afirma o Metropolitano.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close