DestaqueDossierEducação

Santa Casa lança “Mergulho Seguro” na Escola Secundária António Damásio

resized_Mergulho Seguro (13)Pedro Santana Lopes alertou os alunos para os perigos dos mergulhos em zonas desconhecidas e das brincadeiras junto à piscina.

Com o mote “Não mergulhes no escuro. O local onde mergulhas pode não ser tão fundo como pensas”, o vídeo da campanha Mergulho Seguro pretende reduzir para zero o número de traumatizados em acidentes de mergulho no ano 2015.

Esta é uma campanha da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), apoiada pelo Ministério da Educação e Ciência. Já vai no seu terceiro ano e aproveitará as últimas semanas de aulas para chegar a 3000 mil escolas e distribuir 100 mil panfletos numa lógica de sensibilização e prevenção da população jovem. Além disso, estará também presente na rádio, na televisão e nos festivais de Verão.

resized_Mergulho Seguro (30)100% dos acidentes em momentos de lazer

As estatísticas não mentem: Lídio Lopes, do  Departamento de Qualidade e Inovação da SCML, explicou ao público presente que 93% dos acidentes ocorrem entre os meses de Julho e Setembro, sendo que 87% das vítimas são do sexo masculino. A esmagadora maioria das vítimas são também jovens até 30 anos e 100% dos acidentes verificam-se em períodos de lazer, não na prática desportiva.

Depois do testemunho pessoal de Salvador Mendes de Almeida, tetraplégico há mais de 15 anos, o provedor da SCML, Santana Lopes, destacou o papel que a Santa Casa desempenha no apoio à investigação científica na área, convidando até os alunos da Escola António Damásio a fazer uma visita ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

“O que mais me causa impressão são as corridas que terminam em mergulhos, são as brincadeiras e os empurrões à volta das piscinas, em piso molhado e escorregadio”, confessou o provedor. “Às vezes temos de ser maçadores ou embirrentos na salvaguarda de bens mais importantes; não tenham medo de chamar a atenção dos vossos amigos”, aconselhou.

Por isso, antes de testares os teus próprios limites a exibir uma proeza ou uma acrobacia num local perigoso, lembra-te: um acidente deste género pode mudar a tua vida para sempre.

 

 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close