EducaçãoLocal

“Pensar o Mal na era da crise ambiental”

rViriato SoromenhoMarquesEscAntónioDamasioO auditório da Escola Secundária António Damásio encheu-se para ouvir uma conferência do Professor Viriato Soromenho-Marques.

Crise, metamorfose, catástrofe. Os três conceitos deram o mote para uma conferência que levou os alunos e professores da Escola António Damásio a pensar sobre o Mal, ajudados por alguns dos mais brilhantes filósofos dos últimos trezentos anos.

A Natureza faz da Humanidade a sua vítima, ou os fenómenos mais violentos, catastróficos e mortíferos deste mundo resultam afinal da acção humana, da sua arrogância ou negligência?

Se o mundo foi criado por Deus, e se Deus é bom, porque permitiu que o mal existisse? Guerras, bombardeamentos, deportações, pobreza… Poder-se-á resolver todos os males do mundo com recurso à tecnologia?

E sendo óbvio o papel do homem na crise ambiental que vivemos, não nos faltará alguma humildade para compreender que nem tudo na natureza é consequência da nossa acção? Ou precisamos que um novo super-fenómeno, como o terramoto que varreu Lisboa em 1755, venha abalar as nossas certezas, tal como fez às gentes da época?

Eis algumas das questões que ficaram a pairar depois de mais um evento do ciclo de conferências “Uma Escola Pública de qualidade”, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close