DestaqueOutras

Vindimas na Tapada da Ajuda

resized_Vinha ISAE porque não vindimar em plena cidade de Lisboa? Foi o que aconteceu ontem, dia 25 de Agosto, nas vinhas do Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda.

Todos os anos o Instituto Superior de Agronomia (ISA) convida os lisboetas a apanhar uvas. Este ano, debaixo de um sol forte, a vindima começou pouco passava das 8h de terça-feira. No total, cerca de 50 voluntários de todas as idades juntaram-se a funcionários do ISA para vindimar um terço da vinha académica, numa parceria que envolve a Casa Santos Lima.

Cristina Queda, representando o Instituto Superior de Agronomia, afirmava em declarações à televisão: “O grande objectivo desta vinha, quer das castas brancas, quer das tintas, é para o ensino, para a investigação e prestação de serviços. Com esta vinha os nossos alunos podem acompanhar durante todo o ano todas as fases da vinha”. Portanto, chegando a altura da vindima, aproveita-se as uvas para fins académicos e escoa-se o excedente de produção para ser vinificado. As uvas do ISA são colocadas para venda nos circuitos comerciais através do vinho Experiências, com a assinatura da Casa Santos Lima. Trata-se de um vinho que já foi galardoado quatro vezes em competições nacionais e internacionais.

Os voluntários participam sobretudo pela experiência, sendo esta uma iniciativa que vai registando um crescimento no número de participantes. No final da vindima, os voluntários recebem um pequeno presente: alguns litros de vinho, fruto do seu trabalho.

Recorde-se que Lisboa é já a segunda maior região vitivinícola do país, superada apenas pela do Douro, produzindo 100 milhões de litros de vinho todos os anos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close