Reportagem

Vespas asiáticas “eletrocutadas” em poste de Média Tensão

A Área Manutenção Lisboa da EDP Distribuição foi contactada pela Proteção Civil Municipal de Oeiras no sentido de promover a remoção de um ninho de vespas asiáticas que se encontrava num poste de Média Tensão, na Rua Francisco Gazul, em Porto Salvo, no concelho de Oeiras.

No dia 21 de Julho – recorrendo, para o efeito, aos serviços de uma empresa especializada no controlo de pragas – a EDP Distribuição procedeu à neutralização do ninho através da aplicação de um veneno adequado.

A vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, chegou à Europa há cerca de 15 anos e, desde 2011, os casos de picadas dolorosas e agressivas não pararam de surgir em território nacional.

Considerada uma espécie invasora, constitui uma preocupação séria devido à sua acção predadora que põe em perigo as abelhas autóctones, podendo dizimar um enxame em poucos dias.

Os distritos onde se registaram mais denúncias, ao longo de 2019 (números de Setembro) foram no Porto (133), Braga (92), Viseu (60), Aveiro (53) e Coimbra (50).

Foi o primeiro caso de um ninho da vespa velutina descoberto num equipamento da EDP Distribuição.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close