DestaqueDossierLocalNacional

“Uma Árvore para o Caramulo”

Juntando o útil ao agradável, que é como quem diz, o engraçado ao solidário, a Câmara Municipal de Lisboa vai levar uma carrinha pão de forma ao Caramulo Motorfestival. De caminho leva duas árvores para plantar.

Foi nas Oficinas Municipais dos Olivais que o vice-presidente Duarte Cordeiro e o vereador da Estrutura Verde José Sá Fernandes apresentaram a iniciativa que vai levar uma carrinha Volkswagen, que todos conhecemos como “pão de forma”, ao Caramulo Motorfestival. Lá dentro seguem duas árvores dos viveiros da Câmara, para ajudar na reflorestação de uma serra que ainda procura regenerar-se depois dos incêndios que a assolaram. Mais concretamente, as árvores serão plantadas num jardim público da povoação do Caramulo.

A carrinha vai partir da Praça do Município e viajar por estradas secundárias, decorada com o slogan “Uma Árvore para o Caramulo”. O objectivo é expressar a solidariedade do Município de Lisboa e sensibilizar para a reflorestação, com paragens previstas em localidades fustigadas pelos incêndios, como Pedrógão Grande ou Vila Nova de Poiares.

O Caramulo Motorfestival é uma iniciativa do Museu do Caramulo, a realizar entre os dias 7 e 9 de Setembro, que inclui desfile, feira de “automobilia”, exposições, actividades ao ar livre e muito mais. O director do Museu, Patrício Gouveia, marcou presença na sessão de apresentação da iniciativa e agradeceu a solidariedade lisboeta.

A carrinha pão de forma remete para o conjunto de viaturas históricas que é património da Câmara de Lisboa, os “LxClássicos”. São 17 viaturas (das quais seis estão recuperadas e 11 aguardam reparação), que estão certificadas como património de relevância histórica ou com processo de certificação em curso.

A título de curiosidade, incluem-se neste lote a Biblioteca Itinerante n.º 1, uma Citroen HY1500; um velocípede sidecar Velosolex 3800S de varredura urbana; um Land Rover 88 Regular da Polícia Municipal de 1980; um Mercedes-Benz 300SEL de 1971 da presidência do município; e o táxi mais antigo de Lisboa, o Oldsmobile F-28, que data de 1928 e transportou personalidades como Fernando Pessoa, Picasso ou Vergílio Ferreira!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close