CulturaDossierLocal

Tronos de Santo António

Está aberta a 3.ª edição dos Tronos de Santo António, uma iniciativa que reinventa uma velha tradição lisboeta.

Conforme explica o Museu de Lisboa, pensa-se que a tradição dos Tronos de Santo António terá origem no século XVIII “quando, após o Terramoto de 1755, a população e, principalmente, as crianças se empenharam na angariação de fundos para a reconstrução da igreja de Santo António”.

Porque as tradições são para se manter vivas, a EGEAC e o Museu de Lisboa – Santo António convidam os lisboetas (de gema ou de coração) a criar o seu próprio trono, juntando-se aos vizinhos, amigos e familiares, ou agindo no seio das suas colectividades, escolas, paróquias ou outras organizações.

No primeiro ano foram cerca de 65 tronos inscritos; no segundo ano o número ascendeu a mais de 200… Quantos serão este ano?

“Aqui, todos os Tronos são vencedores – desde que os seus criadores os exponham pelas ruas, portas e janelas da cidade nos dias 3 e 4 de Junho, durante as Festas de Lisboa. À semelhança dos anos anteriores, será disponibilizado um roteiro com a localização dos tronos inscritos para possam ser visitados, e ainda uma publicação com o registo fotográfico dos Tronos de Santo António 2017”, explica a organização.

O Museu de Lisboa – Santo António oferece as estruturas ou bases, bastando para isso que os interessados se inscrevam e se dirijam ao museu.

Informações e inscrições (até 28 de Maio) através de msantoantonio@egeac.pt ou no Museu de Lisboa – Santo António (Largo de Santo António da Sé, 22), onde poderá levantar o seu trono até 28 de Maio.

Conheça as normas de participação AQUI.

Ficha de inscrição AQUI.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close