Nacional

Terrenos por limpar dão multa até 120 mil euros

Quase 25% dos portugueses não limpam os seus terrenos. Escassez de profissionais, falta de dinheiro, ou despreocupação, são as principais causas reveladas pelo inquérito da Fixando.

Em 2021, os profissionais de limpeza de vegetação não conseguiram responder a 60% dos pedidos realizados na plataforma de serviços. Paralelamente os proprietários queixam-se que há cada vez menos profissionais a desempenhar esta tarefa.

A falta de rendimentos é responsável por 21% dos terrenos que ficam por limpar. Considerando que os portugueses têm que gastar, em média, 380 € por ano nesta manutenção, a tarefa acaba por ser feita pelos próprios ou não ser feita de todo.

Apesar das altas temperaturas, e do elevado risco incêndio, verifica-se ainda que 17% dos proprietários não limparam os seus terrenos por não acharem necessário.

A legislação ainda é desconhecida por muitos, e cerca de 26% dos inquiridos não sabe que as multas em vigor podem ascender aos 120 mil euros. Recorde-se que no fim de julho os distritos de Santarém, Faro e Viana do Castelo tinham ultrapassado o número de coimas aplicadas em 2020.

Estes números são conhecidos no final de um mês marcado por incêndios que fustigaram não só Portugal, mas também a Grécia e o sul da Europa, uma tragédia agravada pelas temperaturas recorde que se fazem sentir em todo o mundo.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close