Destaque

Tempestade Elsa faz 2 mortos e danos em todo o país

A tempestade Elsa entrou em força no território nacional pelo Norte do país, onde causou os maiores estragos até ao momento, mas não deixou o distrito de Lisboa incólume. No Montijo e em Castro Daire há vítimas mortais a lamentar.

Ao final da tarde desta quinta-feira, 19 de Dezembro, todas as ligações fluviais entre as duas margens do Tejo tinham sido suspensas, de acordo com o Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa. Numa publicação no Twitter, a Câmara Municipal de Lisboa informou que estava encerrada a circulação a motociclos e viaturas pesadas com lona, nas duas pontes sobre o Tejo.

Nessa altura já era conhecido que havia uma vítima mortal registada no Montijo, por volta das 16 horas, na sequência da queda de uma árvore. A vítima mortal foi o condutor de um camião de mercadorias, que assim perdeu a vida na Estrada Nacional 10. Também em Castro Daire há registo do falecimento de uma pessoa, no momento em que a sua habitação desabou.

Durante o dia de quinta-feira foram também cancelados vários voos a partir e a chegar a Lisboa, devido ao mau tempo. O mesmo aconteceu com o aeroporto portuense. A EDP Distribuição deu conta de danos na rede de distribuição, muito significativos, com 125 linhas de alta e média tensão afectadas.

O trânsito na capital complicou-se bastante com a chegada da hora de ponta, havendo ainda a acrescentar o corte da circulação na Estrada Marginal, na zona do Alto da Barra, em Oeiras, devido a um acidente. Por outro lado, o vento e a chuva forte provocaram danos no exterior do edifício do MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia.

No resto do país há registo de milhares de ocorrências, com destaque para as quedas de árvores (que interromperam a circulação ferroviária em vários pontos) e a ocorrência de cheias. Cerca de meia de centena de pessoas tiveram de ser realojadas.

As previsões apontam para uma melhoria das condições atmosféricas esta sexta-feira, dia 20 de Dezembro, mas o território nacional será de novo afectado por uma depressão no sábado, denominada Fabien. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os níveis de precipitação e de vento serão inferiores aos registados durante esta quinta-feira.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close