Desporto

Summer Stars 2022 em Marvila

O Agrupamento de Escolas D. Dinis recebeu, nos dias 16 e 17 de Julho, o 10.º Torneio Internacional de Ginástica Rítmica – “Summer Stars 2022”com a participação de mais de 200 ginastas de vários países.

 A iniciativa, que nasceu em 2010 através de um intercâmbio de ginastas da Bulgária e de Portugal, na EB 2/3 de Marvila, do Agrupamento D. Dinis, contou com mais de 250 participantes em representação de Clubes Desportivos de Angola, Bulgária, Espanha, Israel, Ucrânia e Portugal.

Desenvolvido e realizado anualmente pelos formandos no âmbito de Formação em contexto de Trabalho, o projecto “Summer Stars” cresceu e afirmou-se como o maior Torneio Internacional da Freguesia de Marvila.

Com entrada gratuita e lotação esgotada, foi organizado pelos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, Técnico de Multimédia e Ivanova Academy – Rhythmic Gymnastics, com o apoio da Junta de Freguesia local e teve transmissão em directo no canal do Youtube – “Tv Marvila”.

Nas palavras de Ivan Ivanov, professor do agrupamento e um dos responsáveis pela organização do “Summer Stars”, este “É um projecto de alunos para alunos/ginastas que quebras fronteiras, cria amizades, estabelece laços perduráveis, promove a união e proporciona momentos inesquecíveis”.

Os dois dias de competição foram recheados de qualidade, beleza, alegria, amizade e entrega de muitos prémios, taças e medalhas.

Foram homenageados pelo director do Agrupamento, José António de Sousa, antigos alunos do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva com o prémio de Reconhecimento que, além de terem deixado a sua assinatura na organização deste evento, se destacaram com continuação de estudos, e também alunos que continuam os seus estudos e outros que já concluíram licenciaturas e mestrados na área do Desporto e Fisioterapia ou exercem a sua actividade profissional em Organizações ou Instituições Desportivas Nacionais e Internacionais.

Foram ainda homenageadas três assistentes operacionais do agrupamento que ao longo de uma década colaboraram na organização do torneio.

O evento terminou com a Gala de Encerramento onde o público e os convidados especiais assistiram as exibições da Campeã de África no escalão de júnior e medalha de bronze no escalão de sénior, Luana Gomes, da Campeã Nacional da modalidade e melhor ginasta de Portugal de actualidade que leva a bandeira nacional em Campeonatos de Europa, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo, Rita Araújo, e da ADC Capoeira Beija-Flor.

Em representação do Ministério da Educação esteve presente o Delegado Regional, Bruno Miguel Santos, que nos disse que “O X Torneio Internacional de Ginástica Rítmica fez-nos transportar sob a égide da magia, do ritmo e da cor da música que tão bem carateriza os nossos mais jovens. Foi um evento repleto de inovação, dedicação e grande profissionalismo, não só pelo resultado de cada atuação, mas pelo significado que causou em cada participante, espectador e corpo técnico presente”, e acrescentou que o evento “fez despertar uma comunidade, fez crescer Marvila em felicidade!”.

Estiveram também presentes o vogal do Desporto da Junta de Freguesia de Marvila, Joaquim Brito, o Coordenador do Desporto e Assessor do Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Ricardo Ribeiro, o Director da Federação de Ginástica de Portugal, António Miguel, a Presidente da Associação de Ginástica de Lisboa, Carla Silva, e a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Lourdes Rosa.

A apresentação esteve a cargo de Francisco Lucas Mendes e as fotos são de Pedro Barata.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close