CulturaDestaque

Sintra – Património Mundial há 20 anos

resized_Palacio da PenaA classificação de Sintra como Paisagem Cultural da Humanidade pela UNESCO faz este domingo 20 anos!

Foi a 6 de Dezembro de 1995 que parte do centro histórico e da serra de Sintra recebeu do comité do Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) a classificação na categoria de Paisagem Cultural.

Antes desse dia, foi necessário levar a cabo um longo trabalho de preparação da candidatura, um processo iniciado em 1988 a partir da proposta do historiador de Arte Vítor Serrão, coordenado pelo arqueólogo José Cardim Ribeiro.

De acordo com o arqueólogo, a Paisagem Cultural de Sintra aprovada pela UNESCO inclui três diferentes zonas complementares e interdependentes: uma zona composta pelos parques da Pena e de Monserrate, com os respectivos palácios, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos e o Palácio Nacional de Sintra (antigo Paço Real), uma zona tampão que se estende até ao litoral e uma zona de transição que se prolonga pela área do Parque Natural de Sintra-Cascais.

20 anos depois, é indesmentível que a classificação como Património Mundial trouxe a Sintra acrescida visibilidade, que resulta numa enorme procura turística e num prestígio assinalável. Uma riqueza que é preciso não desbaratar e que cabe a todos proteger…

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close