Reportagem

Sardinhas ao trono

Até ao próximo dia 4 de Maio, estão todos convidados a “vestir” as sardinhas que irão desfilar pelas Festas de Lisboa 2023. Portugueses em geral e alfacinhas em particular, estrangeiros, miúdos, graúdos, estudantes, reformados ou trabalhadores no activo, individualmente ou em grupo, todos, mas mesmo todos, podem dar largas à sua alma de estilista e criar o fato mais catita para cada uma das suas sardinhas.

O concurso é organizado anualmente pela EGEAC e é já uma tradição das festas da cidade. Os vencedores serão anunciados até 31 de Maio e cada um dos primeiros cinco classificados receberá um prémio de 1.500€. Nada mau!

Conheça o regulamento em www.egeac.pt

E também porque as Festas de Lisboa evocam sempre Santo António, o Museu de Lisboa apresentou um livro dedicado aos tradicionais tronos em honra do padroeiro dos casamentos alfacinhas. Foi no dia 15 de Abril e na ocasião ficaram também abertas as inscrições para esta exposição popular.

Cada participante constrói um Trono de Santo António usando a sua mais apurada criatividade e compromete-se a colocá-lo num local visível no exterior da sua casa, por forma a que, quem passe, consiga ver a obra.

O livro “Tronos de Santo António 2022”, agora apresentado, reúne os 180 tronos que foram expostos durante as festas de 2022.

Os tronos surgiram após a reconstrução da Igreja de Santo António, depois de ter sido destruída pelo terramoto de 1755, e eram usados pelas crianças para pedirem o tradicional “tostãozinho para o Santo António”. A tradição já não é o que era e o tostãozinho já não se pede… mas fica a ideia!

As inscrições para os Tronos de Santo António decorrem até dia 28 de Maio e podem ser feitas no site do Museu de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close