DestaqueReportagem

Baixa de Lisboa fecha para obras

A zona ribeirinha de Lisboa vai entrar em obras já no próximo dia 26 de Abril. Vão ser muitos os constrangimentos no trânsito e a Câmara Municipal apela à população que evite circular de carro pela baixa.

Sob o mote “Melhorar exige mudar”, a CML tem em curso um conjunto de obras que afirma serem estruturais para a cidade, são elas: O Plano Geral de Drenagem na Av. da Liberdade e Santa Apolónia, a requalificação da Rua do Arsenal e topo norte da Praça do Comércio, alteração dos colectores da Rua da Prata e da Avenida Infante D. Henrique e a expansão da Linha Verde do Metropolitano. Se a tudo isto juntarmos as obras para a reposição do sentido do trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade, que em tempos alguém se lembrou de alterar para uma solução inimaginável… estão reunidas as condições para uma boa temporada de “castigo”!

São muitas obras juntas mas, assegura a CML, elas são “fundamentais para preparar a cidade para os desafios do futuro, na mobilidade, saneamento e património – e vão, inevitavelmente, condicionar o sistema de acessibilidades na cidade, nomeadamente na Av. 24 de Julho e Zona Ribeirinha”.

Estas intervenções obrigam à interrupção da circulação rodoviária na zona ribeirinha, em ambos os sentidos, entre a Avenida Infante Santo e a Avenida Mouzinho de Albuquerque.

Tendo em conta os inevitáveis constrangimentos que as obras naturalmente provocam, foram criados percursos alternativos para quem tem mesmo de utilizar carro em Lisboa. Temos agora a chamada 5.ª Circular.

Prepare a sua paciência enquanto toma nota dos condicionamentos de trânsito em Lisboa, com início a 26 de Abril: Interrupção da circulação rodoviária na zona ribeirinha, em ambos os sentidos, entre a Avenida Infante Santo e a Avenida Mouzinho de Albuquerque.

Deve utilizar o desvio da 5.ª Circular. Eis o percurso: Av. Infante Santo – Praça da Estrela – Largo do Rato – Rua Alexandre Herculano – Rua do Conde de Redondo – Av. Almirante Reis – Praça do Chile – Rua Morais Soares – Praça Paiva Couceiro – Av. Mouzinho de Albuquerque (em ambos os sentidos).

Sentido Parque das Nações / Algés: Desvio para Av. Mouzinho de Albuquerque em direcção ao centro, pela 5.ª Circular.

Sentido Algés / Parque das Nações: Desvio para Av. Infante Santo em direcção ao centro, pela 5.ª Circular.

Sentido Norte / Sul: Trânsito proveniente da Av. da Liberdade: inversão no Rossio e regresso ao Marquês de Pombal.

Trânsito proveniente da Av. Almirante Reis: inversão no Martim Moniz ou Praça da Figueira / Rossio / Restauradores.

Trânsito proveniente do Príncipe Real: desvio na Praça Luís de Camões, para a Calçada do Combro / Estrela.

Trânsito local

Cais do Sodré – em Algés ou Alcântara, opte pela Av. Brasília – Rua Cintura do Porto de Lisboa.

Praça D. Luis I – No Largo de Santos, pode usar o corredor BUS, que será partilhado.

Rua da Esperança – Apenas acessível a residentes e transportes públicos.

Quanto à zona da Baixa, fica interdito o acesso de veículos com peso superior a 3,5 toneladas, ao Centro Histórico, entre as 8h e as 20h. As cargas e descargas devem realizar-se à noite.

Quanto ao prazo de execução das obras, se para a expansão da linha do Metro a previsão aponta para Dezembro de 2024, para o Plano de Drenagem aposta-se em 2030… ora, é fazer as contas!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close