Reportagem
Santa Clara está mais bonita

A Avenida Glicínia Quartin, na Freguesia de Santa Clara, foi alvo de intervenção e, no dia 14 de Fevereiro teve a visita da presidente da Junta, Maria da Graça Ferreira, e do presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas, que em conjunto inauguraram a conclusão das obras de requalificação que se inserem na 1.ª fase da Via Estruturante de Santa Clara.
São 24.000 m2 recuperados na Avenida Glicínia Quartin e ruas envolventes: António Vilar, Carlos Rocha e Maluda, bem como parte do recinto da Feira das Galinheiras, permitindo a continuidade com o Eixo Central da Alta de Lisboa.
A via foi totalmente recuperada, foi criada uma faixa “BUS” para melhorar a circulação dos transportes públicos permitindo agora que os veículos colectivos circulem também no interior dos bairros, construíram-se percursos pedonais e cicláveis, mais estacionamento, abrigos para quem espera pelos autocarros, passadeiras mais acessíveis e melhorou-se a iluminação com a montagem de lâmpadas LED.
Mas não ficamos por aqui. As infraestruturas subterrâneas também foram requalificadas, permitindo assim um escoamento mais eficaz das águas pluviais que evitam as cheias em caso de chuva forte. Os espaços verdes dão agora uma maior graça às ruas contempladas e o mobiliário urbano convida a desfrutar do espaço público. Foram plantadas 130 árvores que, num futuro próximo, vão proporcionar mais sombras refrescantes numa freguesia que apresenta vias muito largas, com poucas sombras e onde no Verão o calor aperta.
Para o presidente Carlos Moedas, esta obra há muito aguardada vem “contribuir para a qualidade de vida dos residentes das Galinheiras, nomeadamente da Avenida Glicínia Quartin”.
A primeira fase desta intervenção teve um custo de 3,26 milhões de euros, dos quais 2,88 milhões foram financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o famoso PRR.
As obras vão continuar nesta freguesia no âmbito do plano de revitalização de Santa Clara.