CulturaLocal

Roteiro Cultural da zona oriental apresentado hoje

A Câmara Municipal de Lisboa apresenta na tarde desta quinta-feira, dia 4 de Julho, o novo guia cultural da zona oriental da cidade.

A apresentação acontece a partir das 19h no Espaço Gate 67, na Freguesia do Beato, e resulta de uma ideia vencedora do Orçamento Participativo de Lisboa.

O guia Lisboa a Oriente. Roteiro Cultural percorre o eixo entre Santa Apolónia e o Parque das Nações, cruzando as freguesias de São Vicente, Penha de França, Beato e Marvila, conforme descreve a CML em comunicado. “É neste território que, actualmente, a paisagem lisboeta mais se transforma, com novos conceitos, artistas, negócios e gentes que trazem aos bairros outras dinâmicas e centralidades. Este processo de transformação, ainda em curso, é um bom exemplo da evolução orgânica das cidades. Entre as remanescências dos antigos palacetes, quintas e conventos que, até ao século XVIII, marcavam a paisagem periférica da capital, cresceram, nos industrializados séculos XIX e XX, fábricas, armazéns, oficinas e vilas operárias, em declínio a partir dos anos 1980. Nas suas ruínas nascem hoje indústrias criativas, incubadoras, ateliês, galerias, bares, restaurantes, oficinas de coworking e espaços culturais independentes”.

O roteiro integra o contributo de jornalistas, historiadores, geógrafos e investigadores, e apresenta ilustrações dos Urban Sketchers.

Os interessados poderão encontrar o guia nas livrarias, com edições em português e inglês.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close