DestaqueDossierNacional

Reflorestar com os CTT e a Quercus

resized_florestasAtravés do projecto “Uma Árvore pela Floresta”, qualquer pessoa pode contribuir para a reflorestação das matas nacionais dirigindo-se a uma loja CTT.

Através desta parceria entre os CTT e a Quercus, qualquer cidadão pode contribuir para a reflorestação do país, tão assolado pelo flagelo dos incêndios sobretudo nas últimas semanas. O projecto permite florestar com espécies vegetais autóctones algumas das zonas mais afetcadas pelos incêndios.

Para contribuir para o projecto “Uma Árvore pela Floresta”, basta dirigir-se até ao dia 30 de Novembro a uma das 320 lojas CTT aderentes (link em baixo) e oferecer uma árvore.

O valor de 3 euros de cada doação reverte totalmente para o projecto, não havendo qualquer limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas. As árvores serão depois plantadas pela Quercus em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal.

Explicam os CTT: “No momento da compra, é entregue um pequeno kit ao comprador, composto por uma “árvore” em cartão reciclado e um código. Esta “árvore” de cartão serve de lembrança e pode ser oferecida. O código serve para registar a árvore que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2017, identificar a espécie e o local de plantação, bem como para consultar a evolução durante 5 anos do bosque onde foi instalada. E tudo isso pode ser feito aqui: http://uma arvorepelafloresta.quercus.pt.”

Em comunicado, os Correios explicam ainda que este projecto premiado na última edição dos Green Project Awards (1.º Prémio na categoria “Iniciativa de Mobilização”) pretende promover a “criação de bosques autóctones, sendo que estes oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são melhores para amenizar o clima, promover a biodiversidade e proteger a nossa paisagem, a água e os solos. Até ao momento já foram plantadas quase 7 mil árvores”.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close