DestaqueNacional

Quartel da Graça vai dar origem a hotel

No âmbito do programa Revive, o Quartel da Graça vai ser entregue ao grupo Sana, para a construção de um hotel.

É mais um monumento nacional que será concessionado a privados por um período de 50 anos, depois de o programa Revive já ter “encontrado” novo destino para nove imóveis espalhados pelo país.

Como 10.º imóvel nesta lista, o Quartel da Graça dará origem a um hotel de 5 estrelas do grupo Sana, com 120 quartos a inaugurar no final de 2022, e representa um investimento de 30 milhões de euros. O investimento com os 10 imóveis já com concurso finalizado ascende aos 100 milhões de euros.

Conforme o Governo resume em comunicado emitido a 18 de Outubro, o “Quartel da Graça, classificado como Monumento Nacional desde 1910, está localizado numa das sete colinas de Lisboa, com vista privilegiada para a cidade. Foi fundado, enquanto Convento da Graça, no século XIII pela Ordem dos Agostinhos Eremitas, tendo sido reedificado no século XVI e restaurado após o terramoto de 1755. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, foi ocupado pelo Exército, passando nesse momento a designar-se de Quartel da Graça. Nos últimos anos, o Quartel acolheu serviços da GNR e do Exército”.

A concessão do equipamento não inclui a área da igreja nem o respectivo jardim, nem o Jardim da Cerca da Graça. O que está incluído é a responsabilidade do concessionário de construir as capelas mortuárias de apoio à igreja.

O comunicado também esclarece que “Até ao momento foram lançados concursos relativos a 19 imóveis no âmbito do Revive. Actualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, do Forte da Ínsua, em Caminha, do Mosteiro de São Salvador de Travanca, em Amarante, e do Paço Real de Caxias, em Oeiras”.

Recorde-se ainda que o primeiro imóvel reabilitado ao abrigo do Revive, o Convento de São Paulo, em Elvas, abriu ao público em Junho deste ano.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close