Destaque

Programa de Inclusão e Literacia Digital da CML estende-se a todo o país

O Programa de Inclusão e Literacia Digital da Câmara Municipal de Lisboa (PILD) vai servir de modelo para o programa de competências digitais a ser promovido a nível nacional pelo Programa Portugal INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030.

Como combater a infoexclusão é ainda mais relevante neste tempo de pandemia, a FCT e o Município de Lisboa assinaram um protocolo para levar o programa a mais pessoas e a mais locais do país. A FCT passa também a integrar o projecto Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa, no quadro da promoção das tecnologias digitais ao serviço das populações.

Utilizar serviços públicos online, comunicar com a família e amigos, criar apresentações ou currículos, partilhar fotos, realizar vídeos, fazer folhas de cálculo ou mesmo o básico aceder ao computador e à própria internet não é tarefa fácil para muitos portugueses. Apesar da qualidade das estruturas de banda larga no país, ainda existe uma percentagem significativa de cidadãos sem as necessárias aptidões digitais, situação mais impactante em cenário de pandemia. O risco de exclusão digital afecta as populações mais vulneráveis, idosos, pessoas com baixos rendimentos e/ou menores qualificações e mulheres.

Apenas 31% das pessoas pertencentes a um destes grupos possui competências para aceder à Internet. A discrepância de desempenho em relação aos diferentes indicadores do DESI -Digital Economy and Society Index mantém a performance digital de Portugal abaixo da média da UE e acentua a relevância de políticas e iniciativas que contribuam para o combate às desigualdades digitais.

É nesse sentido que o Programa Portugal INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, reconhece no Programa para a Inclusão e Literacia Digital (PILD) um importante instrumento para a promoção de competências digitais, com condições e resultados para ser ampliado localmente e, sobretudo, replicado em termos nacionais.

“Um dos principais objectivos do INCoDe.2030 é precisamente identificar as iniciativas desenvolvidas pelos diferentes actores da sociedade, em termos de promoção de competências digitais, e fazer crescer aquelas que têm maior potencial de chegar a um maior número de pessoas, de modo sustentado e com a qualidade necessária para alcançarmos uma efectiva inclusão digital. O PILD tem já provas dadas a esse nível pelo que faz todo o sentido replicar a iniciativa noutros concelhos, noutras comunidades”, refere Nuno Feixa Rodrigues, Coordenador Geral do Programa INCoDe.2030.

“De forma participada e com diversos parceiros locais, das juntas de freguesias às universidades seniores, passando pelo contacto directo das pessoas, o Município quis responder a duas questões principais:

1) Que iniciativas deve a CML implementar para diminuir o fosso digital em Lisboa?

2) Que competências digitais são relevantes para os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis e afectados pela infoexclusão, e que devem ser promovidas?

A resposta foi a criação, no âmbito do nosso plano de formação, do Programa para a Inclusão e Literacia Digital (PILD), cujos cursos começaram em Marvila e que têm passado por diversos pontos da cidade, abrangendo tanto trabalhadores do Município como a população em geral. Um programa pensado especificamente para responder às necessidades das pessoas e para lhes dar novos instrumentos de cidadania”, realça João Paulo Saraiva, vice-presidente da CML.

Com a assinatura do protocolo o programa municipal será alargado, a partir de 2021, com a capacitação de formadores certificados, de diferentes zonas do país, que possam replicar os cursos e dar-lhes expressão nacional, especialmente nas áreas mais deficitárias a este nível, criando programas locais idênticos. Esforço no âmbito do programa nacional que está a ser desenvolvido pelo INCoDe.2030, em articulação com o Município de Lisboa e será apresentado em breve.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close