Nacional

Profissionais da Área de Dados são os mais procurados e com salários mais atrativos

Os profissionais mais requisitados neste momento são aqueles na área de dados, segundo a empresa Keepler Data Tech.

As profissões que a indústria mais tem exigido incluem data analyst, data engineer, business analyst, data scientist e data visualization specialist, aos quais são introduzidos novos perfis mais especializados como financial analyst, people analyst e marketing analyst.

Conforme a Keepler Data Tech, a exigência por parte das empresas em terem mais trabalhadores destas indústrias, resulta do facto de com a análise de dados poder-se tirar conclusões importantes a partir da informação disponível, influenciando e levando à tomada de decisões mais eficazes.

É previsível que haja muito mais procura do que oferta, uma vez que a análise de dados pode ser aplicada a qualquer atividade ou indústria.

Hoje em dia, passou a ser uma vantagem competitiva para as empresas que aplicam a análise de dados nas tomadas de decisões relacionadas com os seus negócios perante os seus competidores.

Considerada uma das profissões com alta taxa de empregabilidade e uma das melhores remuneradas pelas empresas, há quem já pense em mudar de carreira.

Caso este seja o seu caso, saiba que na Wild Code School (WCS), uma escola internacional de formação em tecnologias de informação com mais de 20 campus em toda a Europa, apresenta um curso de Data Analyst, a tempo inteiro, com duração de 3 meses de formação inovadora e intensiva.

Aqui, os formandos ao terem a oportunidade de trabalharem em desafios baseados em contexto real – hackatons e projetos Wild Code School, a par do desenvolvimento das skills de data analyst, desenvolvem juntamente com a equipa de career specialists, as soft skills necessárias para que possam estar melhor preparados para ingressar no mercado de trabalho.

Posto isto, iremos dar a conhecer as profissões mais procuradas dentro da área de Análise de Dados. São estas as posições de Data Analyst, Data Engineer e Data Scientist.

Data Analyst

A análise de dados é o processo de extração de informação de um conjunto de dados específico. Uma pessoa que realiza este tipo de análise é conhecido como um Data Analyst.

A edição, conversão, modelagem de dados e machine learning são algumas das abordagens utilizadas por um analista de dados para extrair a informação.

A análise de dados é aplicada numa variedade de setores, incluindo tecnologia, medicina, ciências sociais, negócios, etc.

Com a ajuda da análise de dados, as indústrias podem examinar as tendências do mercado, as necessidades dos clientes, e o desempenho global. Como resultado, conseguem fazer julgamentos ponderados e orientados para os dados.

Estatísticas descritivas ou resumidas e estatísticas inferenciais são os dois métodos mais cruciais utilizados na análise de dados. O Data Analyst também deve ter capacidades técnicas na utilização de uma variedade de ferramentas e abordagens para a visualização.

Microsoft Excel e SQL são duas das ferramentas mais apreciadas e frequentemente utilizadas entre os analistas de dados. Nos cursos de Data Analyst aprende como trabalhar com estas ferramentas e muitas mais.

É importante destacar que, como esta é uma das áreas com maior procura, a média salarial anual de um data analyst sénior pode variar entre 45 a 55 mil euros brutos.

Caso pretenda dar o próximo passo na sua carreira e adicionar as capacidades técnicas de análise de dados ao seu currículo, deve inscrever-se num curso de data analyst.

Data Engineer

Uma pessoa especializada no processamento de dados para uso analítico é conhecida como data engineer.

A criação de plataformas e sistemas para processamento de dados é outra responsabilidade de quem trabalha como data engineer.

Um data engineer constrói o quadro para várias operações de dados. A conceção do formato para os cientistas e data analyst trabalharem é da responsabilidade de um data engineer.

Uma pessoa que trabalha neste setor tem mais conhecimentos sobre ideias e métodos fundamentais de programação. As responsabilidades de um data engineer são bastante semelhantes às de um software engineer.

As empresas que contratam data engineers conseguem construir plataformas utilizando normas para o desenvolvimento de software.

Data scientist

A data science ainda se encontra nas suas fases iniciais, mas espalhou-se por praticamente todas as áreas industriais. Para melhorar a produtividade e aumentar o desempenho, todas as empresas estão à procura de data scientists.

As empresas recolhem dados para estudar e aprender mais sobre várias tendências e comportamentos e por esse motivo precisam cada vez mais de contratar data scientists com conhecimentos de programação e ferramentas estatísticas para o conseguir.

Um data scientist também está familiarizado com algoritmos de machine learning.

Estes algoritmos possibilitam previsões sobre o futuro. Para obter os conhecimentos necessários, a data science pode ser comparada a um oceano que contém todos os processos de dados tais como extração, processamento, análise e previsão de dados.

Com a atual necessidade destes peritos, a remuneração de um data scientist júnior pode exceder 25.000€ anuais, mas pode mesmo atingir níveis muito elevados.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close