Cultura

Presidente da República na exposição “Oceano – Mar é Vida”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente, este sábado, 2 de Julho, pelas 13 horas (hora local), no Palácio de São Clemente, Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, na exposição colectiva de pintura “Oceano – Mar é Vida”, de curadoria de Conceição Vieira Coelho. Inserida no vasto programa lúdico e cultural que decorre no âmbito da “Expedição Lusitânia”, esta mostra colectiva conta com o Master sponsor da ESC Online, sendo organizada pela Associação David Melgueiro, em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros.

O “Tiro de Partida” da “Expedição Lusitânia” foi dado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado dia 3 de Abril, junto à Torre de Belém e ao Monumento do Hidroavião Lusitânia, em Lisboa. A referida expedição aportou, no passado dia 17 de Junho, no Rio de Janeiro, tendo recriado por mar, em veleiro, a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, de há 100 anos, realizada pelos Oficiais da Marinha Portuguesa, Comandante Sacadura Cabral e Almirante Gago Coutinho.

Recorde-se que, a exposição Oceano – Mar é Vida”, esteve já patente em diversos espaços culturais, nomeadamente no Museu da Marinha, em Lisboa, e mais recentemente, no Centro Cultural do Mindelo, na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

Com um vasto programa agendado pare este sábado, dia 2, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa estará presente, logo pelas 11 horas, numa cerimónia em que a “Expedição Lusitânia” irá descerrar uma lápide comemorativa do centenário da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, realizada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho.

O Presidente da República prossegue a sua agenda, pelas 13 horas, no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, com uma recepção em homenagem à comunidade portuguesa que reside no Brasil, seguindo-se a inauguração da exposição “Oceano – Mar é Vida”. Na altura, será oferecida à Marinha Brasileira, pela “Expedição Lusitânia”, uma obra representativa de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, pintada numa placa de pedra, da autoria de Luis Vieira-Baptista.

Posteriormente, realizar-se-á pelas 19h30, uma Conferência que pretende alertar para os complexos problemas ambientais gerados pela poluição dos Oceanos. Trata-se de mais uma importante iniciativa de cariz ambientalista que convida a sociedade em geral a reflectir seriamente sobre o impacto do desenvolvimento não sustentável individual e coletivo, que afeta os Oceanos desafiando para a urgência de tomar medidas que possam salvar o Planeta, valores com os quais a ESC Online se identifica, tendo sido este um dos principais motivos para apoiar a referida exposição.

Haverá, ainda, lugar para um momento musical intitulado “Brasil Portugal, Um Só Coração”, protagonizado pela artista brasileira Fátima Fonseca, que concilia o fado com o samba.

*Programa inclui a hora local do Rio de Janeiro. Menos quatro horas que em Portugal.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close