Sociedade

CML distingue artistas e atribui Medalha de Honra da Cidade a Adriano Moreira

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a atribuição da Medalha de Honra da Cidade ao Professor Adriano Moreira, na reunião camarária de 29 de Junho.

Adriano José Alves Moreira nasceu a 6 de Setembro de 1922 em Grijó do Vale Benfeito, distrito de Bragança. Cresceu e estudou em Lisboa, formando-se na Faculdade de Direito de Lisboa em Ciências Histórico-Jurídicas. Foi também em Lisboa que iniciou as suas muito intensas actividades profissional, política e académica, onde se afirmou como uma personalidade ímpar e inovadora.

A proposta, subscrita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo vereador da Cultura, Diogo Moura, refere que o Professor Adriano Moreira é um “lisboeta, sem deixar de ser transmontano, exemplo paradigmático da diversidade cultural e regional que tanto caracteriza e enriquece a singularidade de Lisboa.”

Carlos Moedas destaca a “figura de enorme reconhecimento internacional, que fez discípulos que se espalham pelo resto do País e do Mundo. Intelectual particularmente atento às dinâmicas políticas e sociológicas do mundo globalizado do século XXI, é um grande conhecedor da necessidade de dar resposta ao diálogo intergeracional. Professor extraordinário, todo o seu percurso tem visado a cultura do mérito e da excelência.”

“Um século ao serviço da vida pública”, acrescenta Diogo Moura, lembrando que “nas vertentes de causídico, académico, cientista social e político nunca deixou de ter como prática e missão o serviço público marcado por um humanismo democrata cristão. Lisboa homenageia o percurso de vida do Professor Adriano Moreira, profundo conhecedor da realidade nacional e pensador da missão de Portugal na contemporaneidade, contribuindo para a dinamização de instituições culturais e científicas, e para a construção do conhecimento, nesta cidade e no país”.

A Medalha Municipal de Honra destina-se a galardoar pessoas de reconhecido mérito, que tenham prestado à cidade de Lisboa serviços de excepcional relevância, outorgando ao agraciado o título de “Cidadão de Honra de Lisboa”.

Artistas também recebem a Medalha Municipal de Mérito Cultural

A CML aprovou também, por unanimidade, a atribuição de Medalhas Municipais de Mérito Cultural aos artistas Marina Mota, Carlos Cunha, Fernando Mendes, Vera Mónica e José Raposo, numa ocasião em que se aproxima a data de celebração dos 100 anos do Parque Mayer, lugar icónico da Cidade de Lisboa e inaugurado em 1922, sítio de artistas e lugar de diversão e o berço do Teatro de Revista da cidade, onde ainda funciona o Teatro Maria Vitória. Durante anos recinto de teatros de revista, lugar aberto de restaurantes, carrosséis, esplanadas, pavilhões, casas de fado, barracas de tiro e outras diversões, o Parque Mayer encantou todos os que, vindos de todo o país, ali se deslocavam e viviam a animação deste tão típico local da Cidade. Palco de centenas de artistas e de tanto outros profissionais que por ali passaram, o Parque Mayer é símbolo de Lisboa, da tradição, da continuidade e da perseverança.

Por proposta do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e aprovada por unanimidade, serão atribuídas as Medalhas Municipais de Mérito Cultural aos artistas Marina Mota, Carlos Cunha, Fernando Mendes, Vera Mónica e José Raposo. Alguns dos nomes de relevo que deram vida ao Parque Mayer e ao Teatro de Revista, todos eles referências incontornáveis daquele panorama artístico, aos quais se presta a devida homenagem, evidenciando e agraciando o seu talento.

A Medalha Municipal de Mérito da Cidade de Lisboa destina-se a distinguir as pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos actos advenham assinaláveis benefícios para a Cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close