DossierLocal

POP Penha: participe!

resized_pop penhaApresente a sua proposta no âmbito do Orçamento Participativo da Penha de França!

A Junta de Freguesia da Penha de França convida todos os seus fregueses a participarem na primeira edição do Orçamento Participativo local, que na verdade se divide em dois sub-programas: um diz respeito à comunidade escolar, tendo como público-alvo os alunos dos estabelecimentos escolares públicos da Freguesia (o POP Escolas); o outro destina-se à generalidade dos cidadãos que residam, estudem, trabalhem ou exerçam funções cívicas no território da Freguesia (o POP Penha).

Cerca de 700 crianças, de 26 turmas, foram chamadas a intervir nesta primeira edição do POP Escolas, que contempla uma verba de 4000 euros para executar propostas de cada um dos quatro ciclos de ensino (1000 euros por ciclo de ensino). Os participantes abrangem sete turmas do 4.º ano das quatro escolas do 1.º ciclo,  nove turmas do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, cinco turmas do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres e outras cinco turmas da Escola Secundária António Arroio.

Durante a primeira quinzena de Março decorreram as assembleias de apresentação do POP Escolas nas 26 turmas, com as primeiras votações das propostas a serem efectuadas logo após as férias da Páscoa. No final de Maio, a Assembleia Interescolas, em que marcam presença os delegados das 26 turmas, elege as propostas vencedoras – uma por cada ciclo de ensino.

Já no POP Penha, participam todos os indivíduos a partir dos 16 anos ligados à Freguesia, que elegem os melhores projectos, com um custo máximo de 10 mil euros cada. No mínimo são aprovados cinco projectos, sendo que a verba remanescente é aplicada no projecto mais votado que fique dentro desse valor. O orçamento total disponível para o POP Penha é de 50 mil euros.

Para mais informações sobre o POP Penha, consulte o endereço www.pop-penha.pt.

A Junta de Freguesia compromete-se a incluir os projectos vencedores de cada edição nas propostas de Grandes Opções do Plano e Orçamento referentes ao ano civil seguinte.

Mensagem da presidente Sofia Oliveira Dias:

“Venho convidá-lo(a) a participar na definição de prioridades para a nossa freguesia, através dos Programas de Orçamento Participativo (POP) que estamos a implementar.
Iniciámos, pela primeira vez na Penha de França, um processo de consulta aos alunos das escolas de todos os ciclos de escolaridade. Queremos saber quais as necessidades das nossas crianças e jovens e como entendem que devemos investir os nossos recursos para a melhoria da vida na nossa comunidade.
Em abril, estamos a iniciar o POP Penha, aberto a todos os que residem, trabalham ou estudam na freguesia da Penha de França.
A Junta de Freguesia da Penha de França já cativou 4 mil euros para as escolas, para que no próximo regresso
 às aulas, em setembro, os projetos – aprovados em Maio, na Assembleia Interescolas – já estejam executados.
No próximo Orçamento e nas Grandes Opções do Plano de 2017 vamos guardar 50 mil euros para os seus projetos na Penha de França.
Ajude-nos a fazer uma freguesia melhor. Participe!”

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close