CulturaDestaqueDossier

Pólo Cultural das Gaivotas

resized_polo cultural gaivotasA Câmara Municipal de Lisboa acaba de inaugurar o Pólo Cultural das Gaivotas, um novo equipamento dedicado às artes performativas.

O novo espaço cultural vem dar nova vida a uma antiga escola básica e corpo a um projecto bastante antigo. Trata-se de um espaço municipal vocacionado para as artes performativas, com valências de residência e de espaços de trabalho e de ensaio.

Na Rua das Gaivotas ficam as salas de ensaio e de trabalho, devidamente equipadas e servidas por uma cafetaria e uma esplanada. Os trabalhos do artista Vhils decoram o espaço. Entre as características essenciais do espaço, contam-se uma sala de música, uma sala de dança, outra para espectáculos teatrais, uma sala polivalente e um auditório. Os quatro apartamentos, com capacidade para acolher temporariamente artistas nacionais ou estrangeiros que venham trabalhar em espectáculos na cidade, ficam na rua da Boavista, n.º 46.

A vereadora da Cultura da CML, Catarina Vaz Pinto, explicava na cerimónia inaugural que o espaço vem suprir uma carência da cidade no que respeita à oferta de espaços de trabalho, investigação e criação para artistas das artes performativas: “Ao longo dos anos a falta de espaços para criação artística tem sido uma das principais demandas dos agentes culturais com quem fui contactando”.

Também estiveram presentes na inauguração os vereadores João Paulo Saraiva, Paula Marques e João Afonso.

Após o acto simbólico de inauguração, fez-se a tradicional visita às instalações, guiada pela coordenadora do novo equipamento, Mafalda Sebastião.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close