Início » Dossier, Local, Outras » Plataforma evita o trânsito em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa lançou uma nova aplicação que permite aos automobilistas evitar os maiores congestionamentos de trânsito na cidade.

A plataforma de condicionamentos de trânsito consiste numa ferramenta que permite identificar em tempo real ruas afectadas (em obras ou muito congestionadas) e conhecer de imediato percursos alternativos.

A aplicação funciona através de uma ligação à aplicação de trânsito Waze e ao Google Maps, estando disponível para consulta ou para download em dispositivos móveis no site da CML.

A apresentação da ferramenta aconteceu esta quarta-feira, 14 de Março, nos Paços do Concelho, tendo como anfitrião o vereador da Mobilidade e Segurança, Miguel Gaspar.

Quer o vereador, quer a directora municipal de Mobilidade, Francisca Ramalhosa, salientaram as vantagens para intervenientes como a Carris, a EMEL, a PSP ou a Polícia Municipal, falando de uma autêntica revolução quando as suas vantagens passarem a ser utilizadas por taxistas, comerciantes e agentes abastecedores.

De acordo com Miguel Gaspar, os autocarros da Carris já saem para o terreno com a informação disponibilizada e brevemente a plataforma contará também com a informação dos acidentes que acontecem na cidade.

A aplicação deve ser consultada antes de iniciar a deslocação de automóvel: o automobilista consulta o mapa da cidade, que identifica em tempo real as principais artérias afectadas com obras, cargas e descargas, provas desportivas ou outros eventos potenciadores de problemas no trânsito. Também é possível pesquisar uma rua específica e definir um percurso entre dois pontos.

A directora municipal de Mobilidade também destacou a diminuição total do desperdício em papel, que de 120 mil folhas por ano passou a zero.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!