Local

Plano de Recuperação do Chiado concluído em 2014

 

015-largo-do-carmoO Plano de Pormenor da Recuperação do Chiado (Lisboa), elaborado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, para reabilitar a zona depois do incêndio de Agosto de 1988, deve ficar concluído em 2014.

Mais de 25 anos depois do incêndio, falta concluir a última fase do projecto, que consiste na ligação pedonal do chamado “Pátio B” às ruínas da Igreja do Carmo, ao largo do Carmo e ao elevador de Santa Justa. Estas obras tiveram início em Julho, prevendo-se que estejam concluídas no próximo ano.

Segundo Manuel Salgado, Vereador da Reabilitação Urbana da Câmara de Lisboa, o projecto de Álvaro Siza Vieira inclui que no espaço envolvente ao Convento do Carmo, onde havia umas construções que eram uns barracões da GNR,  seja posto a descoberto e à vista a estrutura da cabeceira da igreja e far-se-á ali um terraço com uma vista sobre a colina do Castelo e o Rossio. Será, ainda, feito um elevador que sai da rua do Carmo e que permite que as pessoas com dificuldades de locomoção possam subir directamente da rua do Carmo para essa plataforma, e daí, no futuro, vir a ter acesso ao museu de arqueologia.

Manuel Salgado afirma, ainda, que a demora na conclusão do projecto é normal, uma vez que são processos que têm muitos interessados e parceiros, motivo pelo qual demoram alguma tempo a ser concretizados.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close