DossierReportagem

Piscinas dos Olivais oficialmente re-inauguradas

resized_Inauguração Piscinas dos Olivais (18)Depois de uma década inactiva, está de volta uma das piscinas históricas da cidade de Lisboa. A reabertura das Piscinas dos Olivais traz de novo vida a um equipamento que conta com quase 50 anos de história.

“Não há ninguém que tenha crescido na Lisboa dos anos 60 e 70 que não tenha vindo pelo menos uma vez às Piscinas dos Olivais”, afirmou António Costa, discursando para uma sala cheia de ilustres convidados e dezenas de munícipes anónimos.

Também o vereador Jorge Máximo e a presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima, lembraram nos seus discursos as idas à piscina dos tempos de infância e juventude. É um espaço de memória que se encontra de novo aberto ao público, embora com um carácter diferente, moderno e tecnologicamente avançado.

Tudo isto já depois do descerramento da placa que assinala a inauguração do Centro Desportivo dos Olivais, localizada na entrada principal do complexo.

resized_Inauguração Piscinas dos Olivais (74)Entre as personalidades presentes, destacam-se o embaixador espanhol, a Viscondessa de Valdemouro (que na década de 60 doou ao Município os terrenos para a construção da piscina), a administração do grupo Ingesport (o investidor espanhol responsável pelo complexo), os representantes camarários e da autarquia local. A SFUCO abrilhantou a cerimónia com a sua banda filarmónica.

Um percurso difícil, mas que valeu a pena

Dirigindo-se aos presentes, António Costa recordou o trajecto difícil até esta reabertura, salientando “a tenacidade do então vereador do Desporto Manuel Brito”. O presidente da Câmara de Lisboa destacou a integração da natação no currículo escolar, que visa permitir que “todas as crianças de Lisboa cumpram o 1.º ciclo a saber movimentar-se em água com a mesma facilidade que em terra firme”. Anunciou ainda como prioridade o Centro Náutico, destinado à aprendizagem de desportos náuticos, “aproveitando esse espelho de água extraordinário que é o estuário do Tejo”.

resized_Inauguração Piscinas dos Olivais (79)A presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima, realçou o sentimento especial que o dia representou para os olivalenses, “gentes que amam a sua terra” e que “não abdicam da sua História”. Falou em “saudosismo”, “emoção” e “orgulho”, não deixando de assinalar as “memórias de momentos inesquecíveis” passados por “gerações e gerações de famílias” naquele espaço.

Quanto ao novo centro desportivo, com uma área total de mais de 24 mil metros quadrados e estacionamento com 300 lugares, inclui seis salas para actividades colectivas, quatro piscinas interiores e uma exterior, três pistas de pádel, spa e várias zonas verdes. A sala de fitness, com mais de 1000 metros quadrados, foi anunciada pela Ingesport como a maior da Europa. O novo Go fit Olivais resulta na criação de 60 postos de trabalho directos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close