Local

Pessoas com Asperger têm nova casa

Já começaram as obras para o novo Centro de Actividades Ocupacionais e para a Residência Autónoma para pessoas com Síndrome de Asperger (SA), uma iniciativa da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA).

Em Portugal existem 40 mil portadores de Síndrome de Asperger, na sua maioria rapazes. Trata-se de uma doença que comporta uma perturbação neurocomportamental, de origem genética, que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social na comunicação e no comportamento Dentro de um ano, a Quinta da Granja, em Benfica, vai acolher o novo espaço “Casa Grande” que dará formação, emprego e residência a jovens com mais de 16 anos, com habilitações literárias a partir do 9.º ano de escolaridade.
De acordo com o site da instituição “existe um número significativo de portadores de SA que deixa a escola a partir dos 16 anos, surgindo então os primeiros problemas na inserção na vida ativa. Embora a legislação portuguesa contemple a possibilidade de recurso ao emprego protegido, na prática tal não se verifica”. Por este motivo, decidiram criar este “espaço de formação, de treino de competências sociais e de emprego temporário, favorecendo a integração social e profissional, tendo em vista a construção de um projecto de vida futuro, com maior autonomia”.
Se estiver interessado em apoiar esta causa poderá fazê-lo através de cheques (à ordem de Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger), vales de correio e transferências bancárias para o NIB do Banco Millennium bcp: 0033 0000 453717070300 5.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close