Reportagem

Pavilhão do Conhecimento celebra o Dia da Matemática até à meia-noite

Uma paixão para uns, um “bicho-de-sete-cabeças” para outros. No dia 14 de Março celebrou-se o Dia Internacional da Matemática e, também, o Dia Internacional do Pi, uma dupla efeméride que o Pavilhão do Conhecimento assinalou com uma programação de 14 horas seguidas feita de actividades, desafios, espectáculos e debates, entre as dez da manhã e… a meia-noite!

Qual será o ângulo mais matemático do Pavilhão? A “Fotomática” esteve patente no Átrio durante todo o dia. A melhor fotografia foi premiada com um cartão dos Circuitos Ciência Viva, que dá acesso gratuito aos 22 Centros Ciência Viva do país.

Numa versão dos “Jogos sem Fronteiras” adaptada à matemática, miúdos e graúdos foram desafiados a resolver puzzles, cálculos mentais e corridas aritméticas no menor tempo possível.

O Pi é um número irracional que dá para muitas contas. E contas não faltaram para dar cor a um cordão gigante que começou em 3,14 e nunca mais acabava! (Até à meia-noite tivemos muito tempo…)

Maria da Graça Marques e Marília Pires, investigadoras da Universidade do Algarve, juntaram-se à festa, convidando o público a descobrir a matemática escondida em balões, cartolinas, fios, agulhas, colas e folhas coloridas e que irá dar origem a poliedros de vários tamanhos e feitios.

O Auditório José Mariano Gago recebeu momentos muito especiais, o matemático Jorge Buescu revelou à audiência três brilhantes pérolas do nosso passado matemático, em “Três momentos cintilantes na Matemática europeia” ; A Associação Ludus apresentou o seu célebre “Circo Matemático” e na mesa redonda “A matemática escondida no dia-a-dia” ficamos a saber que ela está em todo o lado mesmo e que, por vezes, nos passa despercebida.

O dia estendeu-se até à meia-noite mas pareceu curto para a mostra de tantas actividades: tábuas e tabuadas, desafios matemáticos, cubos mágicos, jogos que desafiaram a lógica e coloridos poliedros de diferentes formas e feitios que encheram o átrio do pavilhão não deixaram dúvidas… a geometria é mesmo divertida!

O Dia da Matemática “Todas as Horas Contam” teve o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close