Reportagem
Parque Mayer vai brilhar nas Marchas Populares em 2023
O tema das Marchas Populares de 2023 já está escolhido, é o Parque Mayer, que este ano celebrou o seu centenário. O anúncio foi feito durante a entrega dos prémios aos vencedores do concurso de 2022, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho no dia 11 de Novembro.

Durante a entrega dos galardões das Marchas Populares de 2022, dedicadas ao centenário do nascimento de Amália Rodrigues, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, anunciou a proposta de um apoio extraordinário a todas as marchas a concurso em 2023 no valor de 10 mil euros para cada, reconhecendo a importância deste evento anual que, conforme destacou na sua intervenção, mostra “a verdadeira identidade da cidade”.
Em 2023 as Marchas Populares vão desfilar no Altice Arena a 2, 3 e 4 de Junho onde começa a contagem decrescente até à classificação final no desfile da Avenida, na noite de Santo António, a 12 de Junho, como manda a tradição.
A grande vencedora de 2022 foi a Marcha da Madragoa mas todas as outras marchas concorrentes receberam o prémio correspondente à sua classificação:
Coreografia, Alto do Pina e Madragoa; Cenografia, Bairro Alto; Figurino, Alfama e Madragoa; Musicalidade, Alfama e Alto do Pina; Letra, Penha de França e São Vicente; Composição Original, Penha de França; Desfile na Avenida, Madragoa
Classificação Geral das Marchas Populares de 2022:
1.º – Madragoa
- º – Alcântara
3.º – Alto do Pina
4.º – Alfama
5.º – Bairro Alto
6.º – São Vicente
7.º – Penha de França
8.º – Bairro da Boavista
9.º – Mouraria
10.º – Lumiar
11.º – Marvila
12.º – Olivais
13.º – Bica
14.º – Castelo
15º – Belém
16.º – Carnide
17.º – Ajuda
18.º – Baixa
19.º – Bela Flor / Campolide
20.º – Campo de Ourique
Também a Marcha Infantil da Voz do Operário, Marcha dos Mercados e a Marcha da Santa Casa receberam o Prémio de Participação