Destaque

Parque das Nações com níveis mais altos de poluição

Segundo a associação ambientalista Zero, o Parque das Nações é a zona de Lisboa com piores níveis de poluição do ar, com registos mais graves que a Avenida da Liberdade.

É a própria Zero que traz ao caso a Avenida da Liberdade, por ser geralmente apontada como a avenida mais poluída da cidade. Aproveitando-a como termo de comparação, a associação ambientalista aponta três lugares de Lisboa com mais poluição atmosférica, resultado de medições feitas em parceria com vários organismos.

Esses três locais são o Parque das Nações, uma “zona que apresenta problemas mais sérios de qualidade do ar, com uma elevada probabilidade de exceder consideravelmente os valores-limite fixados pela legislação”, a zona da Segunda Circular junto a Telheiras e, finalmente, o Cais do Sodré.

Voltando ao método, a Zero juntou-se à duas entidades europeias (a Federação Europeia dos Transportes e Ambiente e a European Climate Foundation), à FCT-NOVA e, contando com o apoio logístico da Câmara Municipal de Lisboa, mediu a poluição do ar em Belém, Telheiras, Parque das Nações e Cais do Sodré, entre Abril e Maio de 2019.

Depois de conhecidos os resultados, a associação recomenda a aplicação de medidas para reduzir o tráfego automóvel e um reforço da monitorização da qualidade do ar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close