CulturaDestaqueDossier

Paratissima

resized_paratissimaJá está em contagem decrescente o Paratissima – festival de arte contemporânea no espaço urbano. Durante cinco dias, marcará presença em Santa Maria Maior, no mês de Julho.

Chega a Alfama, à Mouraria e ao Castelo nos dias 20 a 24 de Julho e promete ser  “a maior exposição de arte contemporânea ao ar livre da Europa”, nas palavras do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho. Também o presidente da Câmara Municipal de Lisboa marcou presença na apresentação do festival, que decorreu na sede da Fundação Millenium BCP.

O Paratissima nasceu em Turim, na Itália, estendeu-se a outros países europeus e chega este ano a Lisboa, onde terá como promotor esta junta de freguesia. São 2,5 quilómetros recheados com 375 projectos artísticos, com o objectivo de dar aos jovens artistas emergentes a oportunidade de mostrar o seu trabalho, ao mesmo tempo que estabelece uma ligação entre estes artistas e a comunidade.

450 artistas de 16 nacionalidades diferentes, predominantemente portugueses, submeteram os seus projectos que, ao contrário de outros certames, não têm de passar pelo crivo de um júri: desde que paguem o valor da inscrição (10€) e estejam relacionados com o território, são aprovados.

Além da mostra de artes plásticas, vídeo, fotografia, moda e design, haverá workshops variados e ateliers para crianças, debates e conferências. privilegiando a interacção entre os visitantes e os artistas. Conforme se pode ler no site oficial do evento, o Paratissima é composto por várias acções:

PARAVISUAL | PARADESIGN | PARAPLASTIC
PARAFASHION | PARAPHOTO | PARAVIDEO
PARAFUTURE | PARAMARKET | PARAINTERNATIONAL

que se integram ao longo do percurso do projecto.

Evento promovido em Lisboa pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, criado e organizado pela EBANOCollective, com a parceria internacional da Ylda, o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e tem como mecenas exclusivo a Fundação Millenium BCP.

A não perder, entre 20 e 24 de Julho!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close