Destaque

Palácio Nacional de Sintra aberto à noite

No próximo dia 14 de Agosto, o Palácio Nacional de Sintra vai estar aberto à noite, para apresentar uma novidade no seu circuito museológico.

Trata-se de um Leito de Aparato, em pau-preto de Moçambique e com decoração rica em prata lavrada, que foi produzido em Portugal no século XVII e é peça única em território nacional.

A Parques de Sintra – Monte da Lua considera que a melhor forma de apreciar esta cama rara no cenário mais apropriado é aproveitar o ambiente nocturno, daí o convite para visitar este monumento de forma gratuita entre as 20h30 e as 00h30 (última entrada 00h). Mas atenção: o evento tem capacidade limitada a 2500 pessoas e é necessária inscrição prévia!

Em comunicado, a Parques de Sintra explica que “O Leito de Aparato do século XVII, que agora integra a colecção do Palácio Nacional de Sintra, foi adquirido em Dezembro de 2016 e sujeito a trabalhos de conservação e restauro, entre 2017 e 2019. Pertenceu à Casa Ducal de Cadaval e reflecte o elevado estatuto social e económico dos seus proprietários. Este tipo de cama não se destinava, porém, ao uso quotidiano. Era uma peça de mobiliário de valor simbólico e de ostentação, que se reflecte nos materiais luxuosos de que é constituída. O seu uso pelas famílias reais e pela elite nobiliárquica estava associado a momentos marcantes na continuidade da dinastia ou da linhagem: casamento (fortalecimento da casa), nascimento (sucessão legítima da casa) e morte (perpetuação da memória)”.

A nota acrescenta que apenas se conhece um exemplar semelhante a este, que se encontra em Espanha e faz parte do espólio da Basílica de Santa Maria de Elche, em Alicante. É igualmente de produção nacional e quase idêntica à que agora pode ser vista no Palácio Nacional de Sintra.

Há mais um atractivo para o convencer a participar nesta visita nocturna: caso as condições climatéricas o permitam, será possível aceder à varanda dos aposentos da Rainha Maria Pia, recentemente abertos à fruição pública, e contemplar a Serra de Sintra e o Castelo dos Mouros sob o céu nocturno.

As inscrições ainda não se encontram abertas, mas estarão disponíveis em breve no site da Parques de Sintra (www.parquesdesintra.pt) e nas suas redes sociais. Boa sorte!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close