DestaqueNacional

Pacto Português para os Plásticos apresentado esta semana

É já esta terça-feira, 4 de Fevereiro, que é apresentado o “Pacto Português para os Plásticos”, no Auditório da Sede da EDP.

O “Pacto Português para os Plásticos” consiste numa declaração de compromisso que várias entidades vão assinar, formando uma plataforma colaborativa para a criação de uma economia circular para os plásticos, ou seja, evitar que tornem em resíduos, promovendo a sua sucessiva reutilização e aproveitamento.

O pacto pretende promover a mobilização da sociedade portuguesa e promover uma aproximação dos diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, reunindo entidades como o Governo, empresas, universidades e ONGs. É coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Acção Climática e em parceria com a com a rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

A “Visão da Nova Economia dos Plásticos”, desta Fundação Ellen MacArthur, é a inspiração para o pacto, que se caracteriza pela criação de uma economia circular para este material, na qual nunca se converterá em resíduos.

Na sessão agendada para o dia 4 de Fevereiro, a partir das 14h30, marcarão presença o ministro do Ambiente e Acção Climática, José Pedro Fernandes, o presidente da direcção da Associação Smart Waste Portugal, Aires Pereira, encarregues da sessão de abertura. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, encerra a iniciativa. Entre os dois momentos, serão apresentados e debatidos temas como “A Nova Economia dos Plásticos”, com a apresentação da Rede de Parceiros da Fundação Ellen MacArthur; o Pacto Português para os Plásticos; as iniciativas dos Pactos Nacionais para os Plásticos do Reino Unido e de França e “Casos de boas práticas para a circularidade do plástico”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close