CulturaDestaque

“Oriente-se” para os mais pequenos

No dia 21 de Outubro, o ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador é dedicado aos mais pequenos. O Kaspiadas – Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével traz a peça “Farruncha”, de autoria de Jaime Gralheiro, que fala aos mais jovens das ilusões, fantasias e medos que marcam a infância. É já este sábado, às 16h00, no Auditório Fernando Pessa, em Lisboa, e as crianças até aos 12 anos não pagam.

O Festival ORIENTE-SE teve início no dia 30 de Setembro e prolonga-se até 4 de Novembro, acolhendo seis grupos oriundos de várias zonas do País. O anfitrião deste Festival é o Teatro Contra-Senso, grupo de teatro amador, sediado em Marvila, que este ano celebra duas décadas. A criação desta festa do teatro é a forma de comemorar o seu vigésimo aniversário.

O actor Pedro Górgia é o Padrinho desta primeira edição de Oriente-se.

FARRUNCHA

“Farruncha” é uma peça dedicada especialmente às crianças, composta por um prólogo e três quadros adicionais, da autoria de Jaime Gralheiro, escrita em 1964. Foi publicada nos Cadernos de Juventude e Cultura do Ministério da Educação e Investigação Científica, em 1975. Um Faz-Tudo, o Zico, o Toneca, outros colegas de escola, uma mãe e um espantalho divertido que está farto da sua tarefa compõem uma peça que retrata as ilusões, fantasias e medos associados à infância, recriando momentos de lazer e diversão, que farão as delícias de miúdos e graúdos.

Historial do Kaspiadas

O Kaspiadas – Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével foi fundado no final do ano de 1967, por um grupo de rapazes que frequentavam o Centro de Orientação de Leitura. E se nos primeiros anos a apresentação das peças estava limitada a um elenco exclusivamente masculino, mais tarde deu-se o ingresso de elementos femininos no grupo. Uma das peças de maior sucesso do grupo foi “O Gato”, de Henrique Santana, que foi levada à cena mais do que uma vez, tendo percorrido o país de norte a sul. O Kaspiadas é responsável pela organização do Festével, festival de teatro amador do concelho do Cartaxo.

Ficha técnica e artística
Texto: Jaime Gralheiro | Encenação e Direcção: Mário Júlio Reis | Interpretação: José Falagueira, Tiago Santos, Gonçalo Sereno, Daniela Vintém, Filipa Silva, Manuela Calisto, Filomena Calisto, Fátima Calado

ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador
Sábados | 30 de Setembro a 4 de Novembro de 2017
Auditório Fernando Pessa
Rua Ferreira de Castro
1900-697 Lisboa

Metro: Bela Vista
Autocarros: 755, 794
Coordenadas GPS: N 38.7504466 W -9.1202096

Bilhetes: 3€ | Grátis até aos 3 anos
Peça infantil do dia 21 de Outubro: grátis até aos 12 anos

Reservas
E-mail: geral@contrasenso.com
SMS: 96 245 11 19 – 91 521 80 02

PROGRAMA
ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador

30 de Setembro, 21h30
O Cavaleiro da Triste Figura
Contacto
(Ovar)

7 de Outubro, 21h30
El Rei Seleuco
Juventude Unida de Mosteiró
(Vila do Conde)

14 de Outubro, 21h30
O Mais Longo Verão
Teatro Vitrine
(Fafe)

21 de Outubro, 16h00
Farruncha
Kaspiadas – Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével
(Cartaxo)

28 de Outubro, 21h30
Como estamos de amores?
Cale Estúdio Teatro
(Vila Nova de Gaia)

4 de Novembro, 21h30
Flor Alma Espanca
Grupo Teatro Renascer
(Esmoriz)

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close